Comandos de teclado para Mixagem

logo_backstage

Artigo publicado na Backstage. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais em Waves, Pro Tools, Sibelius ou outros treinamentos em áudio, clique aqui.


Atalhos novos do Pro Tools 11

O processo de mixagem envolve muita comparação do “antes e depois”, mas que vai muito além de simplesmente fazer um Bypass num plug-in.

O Pro Tools 11 trouxe inúmeras opções para facilitar este processo e não é exagero dizer que tais opções melhorar inclusive nossa qualidade de vida. Vamos dar uma olhada em cada um deles neste artigo.

Caso você não conheça…

Usuários de todas as versões do Pro Tools tem à sua disposição duas opções. Ao clicar num plug-in com o Command(mac)/CTRL(win) pressionado, ele entra em Bypass. Se ao invés disso o usuário pressionar Command+CTRL(mac) / CTRL + Start Key (win), o plug-in se torna inativo.

Já é um bom começo. Para melhorar um pouco mais, estes comandos podem ser expandidos com o uso do botão Alt/Option, que faz com que o mesmo comando seja expandido para todos os tracks.

Expandindo a função Bypass

Talvez o leitor esteja se perguntando: mas qual é o problema dos recursos acima mencionados?

Geralmente, uma pista é processada com mais de um efeito. Por exemplo, um canal de voz é processado por um compressor + equalizador + de-esser e não há nenhuma maneira de fazer um bypass nos três efeitos de uma única vez.

Ou seja, o usuário não tem como fazer uma comparação A/B com precisão entre o sinal contendo todos os processamentos e sinal original.

E não é só isso. As vezes, o usuário quer manter os compressores, mas quer fazer uma comparação entre o sinal flat e o sinal equalizado.

Esta necessidade se aplica também aos reverberadores, moduladores etc.

Então a partir da versão 11, o usuário tem diversas novas possibilidades. Observe na figura 1, o resumo de todas as opções acerca do bypass nos inserts.

Alguns pontos importantes para ressaltar: estes comandos funcionam apenas nas pistas selecionadas e vale lembrar que uma ótima maneira de selecionar diversas pistas é pela Track List (fig. 2). Outro ponto a ser observado é que todos os atalhos são reversíveis com o mesmo comando. Ou seja, Pressione Shift+A para colocar todos os inserts em Bypass, e use o mesmo atalho Shift+A para aciona-los novamente. Por último, veja que o comando Shift + V é um bypass de reverb e há de se ter cuidado com ele. Vamos explicar melhor mais abaixo.

Comparação entre duas cadeias de efeitos

A comparação entre plug-ins sempre foi um assunto de interesse geral em redes sociais, fóruns e afins. Mais que isso, muitos se interessam pela comparação de uma cadeia mais complexa de sinal.

Exemplo: compressor + EQ da SSL (Waves) ou compressor + EQ da McDSP?

Para estes casos, pense os bancos dos inserts A-E e F-J como um “A e B”. Com o Shift + 2 e Shift + 3, a diversão está garantida! (fig. 3A e 3B)

No caso de plug-ins com sessões de Eq + Comp

O Pro Tools vem com o plug-in Channel Strip, e combina um equalizador + um processador de dinâmica numa única interface. A Waves também possui o Audio Track, SSL e muitos outros.

Nestes casos, ao usuário pressionar o comando Shift + E por exemplo (bypass EQs) ele vai notar a cor roxa ao invés do azul (fig. 4). Isso serve para caracterizar que apenas uma parte do plug-in foi desativada.

Bypass de Sends

Perceba na figura 5 que ao fazer um Bypass de um reverberador (Shift + V), o send permanece ativo. Ou seja, o sinal continua sendo enviado ao auxiliar e continua soando, porém sem processamento.

Há controvérsias se esta é a melhor maneira de se comparar um sinal com/sem reverberação.

Muitos preferem fazer esta comparação desativando os sends do canal em questão, mas infelizmente não há está opção.

Para quem prefere este método, temos algumas opções. A primeira é usar o mesmo atalho Command(mac) / CTRL (win) + Click no send em questão para colocar em Bypass (na realidade ele entra em mute já que é apenas um roteamento).

A segunda opção é simplesmente colocar o Aux Track em Mute.

Neste mês vamos ficando por aqui, mas não deixem de escrever sugerindo um assunto ou deixando um feedback sobre as colunas pois nos ajuda a melhorar este espaço e de adequa-lo ao interesse de todos.

Abraços e até a próxima!


cris3x4 blog proclass Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona  cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass.  Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.