Mudanças no Media Composer 6.5

Artigo publicado na Revista Luz e Cena

Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para treinamentos e certificações oficiais Avid Media Composer, acesse http://proclass.com.br/home/certificacoes/avid/


No começo de setembro, a Avid anunciou a atualização do Media Composer para a versão 6.5. Não é necessariamente um upgrade de grande porte, mas ainda assim, funções interessantes foram implementados e podem ser úteis para muitos usuários.

O foco deste artigo não será necessariamente listar todas as mudanças. Para isso, recomendo o próprio site da Avid, que inclusive recentemente, lançou sua versão em português. Ao invés disso, vamos nos concentrar nas mais importantes e discutir como isso pode influenciar o fluxo de trabalho de cada um.

Audio Keyframes

Keyframes são pequenas âncoras criadas num clip com o propósito de fazer alterações dinâmicas de algum parâmetro. Muitas vezes, dizemos que são “animações” ou até “automatizações” de parâmetros. (fig.1)

Até a versão 6, era possível selecionar vários keyframes para animação de efeitos mas não para keyframes de volume ou pan nos clips de áudio. Agora, o comportamento é idêntico ao que acontece ao clicar keyframe de vídeo pela Edit Preview Monitor, quando se está editando um efeito.

Depois de selecionado, é possível copiar e colar para outros clips (fig.2) ou deslocar com a função nudge para alterar o nível de ganho. Parece um simples detalhe mas a utilidade é grande, pois agora, é possível ajustar o nível de um clip de áudio com extrema precisão sem precisar abrir Mixer.

Resumidamente, significa que agora o funcionamento é mais consolidado com relação a keyframes, tanto para áudio quanto para vídeo e representa uma melhor experiência para o usuário.

64 voices para áudio

Voices, em poucas palavras, significa quantos sons podem ser reproduzidos ao mesmo tempo no Media Composer. Apesar de ser possível ter 24 tracks de áudio num projeto, o Media Composer até então só tinha capacidade para tocar 16 sons ao mesmo tempo.

A partir da versão 6.5, o limite subiu para 64 voices. (fig.3)

Mas pode ter ficado uma dúvida: para que ter capacidade tocar 64 voices se ainda estamos presos ao limite de 24 tracks?

É importante entender que cada voice está relacionado a um áudio mono. Ou seja, um clip estéreo consome 2 voices, um clip surround 7.1 consome 8 voices e assim por diante.

Então enquanto no Media Composer 6 só era possível ouvir dois clipes de áudio 7.1 (8 + 8 voices), na versão 6.5 é possível ouvir simultâneamente diversas configurações por exemplo:

  • Todos os 24 tracks com clips estéreo (48 voices)
  • 20 tracks com clips estéreo + 3 tracks com clips surround 7.1 (64 voices)

 Então resumindo, abre-se uma nova gama de possibilidades de configuração e uma maior flexibilidade para o editor.

 Rodando sem hardware cada vez mais fácil

 Agora, um simples botão possibilita habilitar e desabilitar o uso de um hardware dedicado com o Media Composer. (fig.4)

 E porque alguém precisa disso?

 Imagine o cenário em que um trabalho esteja sendo realizado no Media Composer com um hardware dedicado, e no meio do trabalho, é necessário fazer alguma tarefa em outro software como o Adobe After Effects. (fig.5)

Para o After Effects poder utilizar o mesmo hardware, era necessário fechar a aplicação do Media Composer antes de carregar o After Effects. E depois de concluído o trabalho, era necessário fechar o After Effects e reiniciar o Media Composer do zero para voltar ao trabalho.

 Agora ficou um pouco melhor, onde é possível fazer o seguinte procedimento:

  1. Ao invés de fechar o Media Composer, apenas desativar no Media Composer o uso do hardware.
  2. Iniciar o After Effects. Deste modo, o After Effects poderá usufruir do hardware.
  3. Fazer os procedimentos no After Effects
  4. Fechar o After Effects
  5. Ativar o hardware novamente no Media Composer.

 Outra vantagem desta opção é que, certas funções como Full screen Playback são apenas acessíveis se o Media Composer estiver rodando em “software Mode”, ou seja sem hardware conectado. Nestes casos, era necessário fisicamente desconectar o hardware o que não era nada prático.

AMA – Avid Media Access, e agora Authoring

 AMA (Avid Media Access) é um método de referenciar media no Media Composer em diversos formatos sem precisar de transcodificar/converter formatos. Na versão 6.5, pelo protocolo AMA recebeu uma nova funcionalidade onde agora é possível exportar uma sequência ou clip de volta para o cartão de memória no formato reconhecido pela câmera.

Importante: sendo um plug-in desenvolvido pelo fabricante das câmeras (Sony, RED etc) e não pela Avid, ainda é preciso que estas empresas façam uma nova versão de seus plug-ins para aceitar essa nova função.

AS-02 Volumes

AS-02 é um método para agrupar múltiplas versões de um programa num único pacote. Por exemplo, no caso de uma sequência que será editada com uma versões de áudio e títulos em português e espanhol, utilizando um AS-02 Volume, será possível ter todas as sequências num único pacote sem a necessidade de redundância das outras medias.

É uma excelente opção para diversos casos e em poucas palavras, as principais vantagens são:

  • Velocidade na hora de exportar sequências
  • Redução de consumo de disco.
  • Edições mais rápidas

Conclusão

Não existe nenhuma revolução tecnologica no Media Composer 6.5, mas é um upgrade válido. Existem diversos ajustes que não foram cobertos neste artigo como o acesso direto para edição de um título com botão direito e a possibilidade de selecionar clips não adjacentes. Aconselho a todos a experimentar os recursos da nova versão fazendo o download da versão gratuita de demonstração pelo site da Avid.


 Cristiano Moura é um instrutor certificado pela Avid em Media Composer e ministra treinamentos oficiais de certificação Avid em todo o Brasil pelo centro de treinamentos ProClass, com sede no Rio de Janeiro.

 

Deixe um comentário