BEM-VINDOS AO WEBSITE DA PROCLASS

Cursos, treinamentos e muito mais... Saiba mais »

A ProClass faz parte da história dos treinamentos Avid no Brasil. Saiba mais »

Conheça os cursos e certificações Apple oferecidos pela ProClass Saiba mais »

Aprenda a usar todo o potencial das poderosas ferramentas de processamento de áudio da Waves. Saiba mais »

Treinamento completo de Mixagem oferecido pela ProClass. Saiba mais »

 


Opções de trimming no Avid Media Composer

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

 Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composerclique aqui


Umas das mais importantes funções que um editor precisa dominar são as opções de aparar (trim) os clips de uma sequência, e o Avid Media Composer oferece diversos métodos para executar esta tarefa, para que qualquer situação seja facilmente resolvida. Neste artigo, vamos conhecer as principais técnicas e ferramentas para este recurso.

Entrando em trim mode

Para começar a aparar um clip, é preciso antes entrar no modo de trim. É possível fazer isso utilizando alguma ferramenta de trim do smart tool (fig.1), ou clicando fora de um clip e arrastando o mouse até o mouse envolver o final de um clip com um retângulo de seleção (fig. 2), clicando no botão de trim mode (fig. 3) ou ainda simplesmente pressionando a tecla “u”.

fig 1 - trim no smart tool

fig 1 – trim no smart tool

fig 2 - marquee selection

fig 2 – marquee selection

fig 3 - trim mode

fig 3 – trim mode

Ler Mais →

Edição manual de MIDI no Pro Tools

logo_backstage

Artigo publicado na Backstage. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais em Waves, Pro Tools, Sibelius ou outros treinamentos em áudio, clique aqui.


O Pro Tools ficou tachado por muitos anos como uma ótima ferramenta para se trabalhar com áudio e péssima para se trabalhar com MIDI. De fato, os recursos MIDI até a versão v7.4 eram simples demais para um enorme número de produtores musicais que produziam música com módulos de som. Também foi uma época em que o mercado de instrumentos virtuais tomou força, e os concorrentes Logic Pro, Cubase e Sonar ganhavam cada vez mais prestígio do público.

A versão v8 do Pro Tools, talvez tenha sido a mais revolucionária de todas e uma das novidades foi justamente a implementação de duas janelas exclusivas para trabalho com MIDI. O MIDI Editor e o Score Editor.

Hoje, estamos na versão 11 e os recursos MIDI do Pro Tools são bem completos. Neste artigo, vamos explorar o fluxo de edição MIDI.

Visão geral do MIDI Editor e o conceito “Smart Tool”

A janela MIDI Editor (fig. 1) pode ser carregada pelo menu window. Nela, o usuário pode aproveitar todo o espaço de sua tela para trabalhar. Vale notar que as funções são semelhantes as da Edit Window, porém, completamente independentes. Scrolling Options, Tools, Zoom, Grid e Nudge são algumas delas. No alto, temos o Smart Tool (ferramenta inteligente), que funciona da mesma maneira que na Edit Window.

fig. 1 - MIDI_Editor

fig. 1 – MIDI_Editor

Do lado esquerdo, o usuário pode escolher quais tracks quer visualizar. Para isto, basta clicar no pequeno círculo cinza ao lado do nome da pista. Isto é um recurso excelente para fazer ajustes na performance de uma pista MIDI de acordo com outro. Por exemplo, ajustar um baixo baseado na execução da bateria. Ler Mais →

Configurando Avid Media Composer – Opções que valem a pena conhecer

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

 Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composerclique aqui


O Avid Media Composer é uma das ferramentas mais customizáveis que eu conheço e já tivemos um artigo que aborda o tema, incluindo como criar, importar e exportar o seu user profile.

Neste artigo, vamos ver configurações variadas que podem não ser as que vem como padrão na instalação do Avid, mas são ser úteis para o usuário ter o Media Composer mais próximo da sua maneira ideal de trabalho.

Configurações de manuseio

Abrindo o setting “timeline” (fig. 1), temos várias opções interessantes. A opção “show position bar” por exemplo, traz uma barra de indicação no final da janela, que representa a duração total da sequência (fig. 2).

fig. 1 - Timeline Settings

fig. 1 – Timeline Settings

fig. 2 - Position Bar

fig. 2 – Position Bar

Já a opção “Movement during play” vem marcada como page, que significa que a timeline fica parada enquanto o cursor de posição anda. Mas a opção “Scroll” merece sua atenção. Ela faz exatamente o inverso, permitindo que o cursor de posição fique centralizado na tela, enquanto o conteúdo da timeline se desloca, algo similar como uma fita passando por um cabeçote de um Deck. Ler Mais →