Artigo publicado na Revista Luz e Cena
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Um simples comando, mas com diversos cenários e necessidades
Ao concluir seu projeto, chegou a hora de mostrar para o cliente. Mas já sabe onde ele vai assistir? Vai passar na TV também? Vai ser entregue online ou fisicamente? É apenas uma prévia ou é a versão final?
Tudo isso pode influenciar nas configurações de exportação e é isso que vamos ver neste artigo.
Opções da janela de exportação
para chegar nas configurações de exportação, vamos manter a sequência selecionada e clicar no menu File > Export.
Na caixa de diálogo seguinte o usuário poderia simplesmente usar alguma configuração pré-definida (export settings) definir o local onde salvar o arquivo. Porém, neste artigo vamos clicar no botão “options” para aprender a fazer sua própria configuração de exportação (fig. 1).

fig. 1 – Acesso as configurações de exportação
Na janela de exportação (fig. 2), temos alguns comandos à direita que vale a pena conhecer.

fig. 2 – Janela de Exportação do Media Composer 8 em diante
“Use Marks”, serve para exportar apenas o trecho marcado com In/out. Perfeito quando você precisa enviar uma prévia apenas de um trecho para alguém.
“Use Selected Tracks”, exporta apenas as pistas selecionadas. Útil por exemplo, caso você exportar as pistas de diálogos, mas não a pista com a trilha sonora por exemplo.
Então olhando por outro ângulo, a maneira mais segura de exportar toda sua timeline é mantendo estas duas opções desabilitadas.
Um pouco sobre Formato e CODEC
Se você entrar em uma lanchonete e simplesmente pedir um sanduíche, não vai ser suficiente. Qual o recheio? Vai ter molho?
Para beber, você poderia pedir um suco. O atendente vai te perguntar, de qual fruta? Batido com leite com água? Com ou sem açúcar?
É isso que acontece quando alguém pede para você entregar um vídeo em QuickTime, ou pede para você gerar um AVI por exemplo.
Você deve solicitar o formato (também chamado de wrapper ou container) e o CODEC. O formato é método em que os vídeos serão empacotados (.MOV e .AVI por exemplo). Já o CODEC, é a codificação, ou seja, método de compactação do vídeo.
Sem esta informação, você pode estar perdendo tempo exportando um arquivo que não seja compatível com o equipamento que vai reproduzi-lo.
Decidindo o espaço de cor
O campo “Color Levels” define o espaço de cor, ou seja, a quantidade de níveis e limites relacionados de cor e luminância.
O que precisamos ter em mente é simples: para broadcast, devemos obedecer a especificação REC.601 para SD e REC.709 para HD. Agora, caso seu vídeo é para web ou será reproduzido em computadores, dispositivos móveis, podemos utilizar o o padrão RGB, mais rico em possibilidades.
Até a versão 7 do Avid Media Composer, os termos eram exatamente estes (fig. 3). Já a partir da versão 8 (fig. 2C), a Avid optou por substituir por uma linguagem menos técnica.

fig. 3 – Janela de Exportação até o Media Composer 7
Para exportar em RGB, use a opção “Scale from Legal to Full Range”. Para exportar REC.601/709, use a opção “Keep as Legal Range”.
Exportando para outra ilha
Se o material vai ser simplesmente reproduzido em outra máquina com o Avid Media Composer instalado, ou ainda, se você estiver exportando para ainda continuar o trabalho em outra ferramenta (After Effects, DaVinci Resolve, Adobe Media Encoder etc.), podemos escolher fazer um vídeo no formato Quicktime Movie no primeiro campo (Export as).
Quanto ao CODEC, no campo abaixo (fig. 2A), podemos escolher a opção “same as source”. É um processo mais rápido apesar do arquivo ficar um pouco grande.
Exportando para web, computadores ou dispositivos móveis
Seja para sites de streaming (YouTube etc.) ou vídeos que serão visualizadas em computadores pessoais, tablets e celulares, temos que usar um formato e codificação que reduza bastante o tamanho do arquivo (para não pesar o carregamento) e que seja o mais compatível possível.
Recomendo então gerar um Quicktime Movie com a codificação H.264, pois é um CODEC que além de reduzir bastante o tamanho do arquivo sem muita perda de qualidade, ainda é amplamente compatível com os diversos tipos de computadores e celulares.
Para isso, vamos alterar a configuração do CODEC (Fig. 2A) para “Custom” e clicar no botão “Format Options” para ter acesso a configuração de codificação. Na caixa de diálogo seguinte, clique no botão “settings” (localizado na parte superior) referente as configurações de vídeo.
Na caixa de diálogo, com um clique no campo “compression type” (fig. 4), onde temos uma lista de todos os CODECs instalados na sua máquina, e entre eles, você vai encontrar o H.264. Basta selecionar e pressionar OK.

fig. 4 – Especificando compressão
Um passo além: exportando prévias ou pequenas alterações
Ao escolher a opção “custom” para a codificação, também foi habilitada a possibilidade de alterar o tamanho do vídeo (fig. 2B).
Se a idéia é enviar apenas uma amostra pela internet, além de escolher o CODEC H.264, você pode reduzir as dimensões do seu vídeo para deixar o arquivo menor.
Por exemplo, se seu vídeo for em Full HD (1920 X 1080), você pode alterar os valores para 960 X 540 para ter um vídeo com dimensão e tamanho do arquivo 50% menor.
Também lembre-se da opção “use marks”, que é excelente caso você queira exportar apenas um trecho que foi modificado precisa ser aprovado antes de você seguir em frente.
Exportando para Broadcast
Já sabemos que precisamos consultar nosso cliente sobre qual o Formato e o CODEC o que material precisa ser entregue.
Também vimos que precisamos definir o espaço de cor de acordo com a regulamentação REC.601/709.
Muitas emissoras também vão solicitar um espaço de black antes do seu vídeo e sinais de calibragem (Color Bars e Tom de 1kHz em –20dB). Então vamos lá:
Para criar o black no início (espaço sem imagem e som) utilizamos o menu Clip > Add Filler at Start. O padrão são 30 segundos, mas se seu cliente quiser 60 segundos, basta repetir o comando. Se ele quiser algo como 45 segundos, você pode alterar o padrão de 30 segundos em Settings > Timeline.
Para o color bars, temos uma série de imagens instaladas com o Avid Media Composer que podemos importar e editar. Elas estão localizadas no seguinte endereço:
Windows
C:\Arquivos de programas\Avid\Avid Media Composer\SupportingFiles\Test_Patterns
Mac
Mac HD\Aplicativos\Avid Media Composer\SupportingFiles\Test_Patterns
O que não podemos esquecer de jeito nenhum é de conferir se nas opções de importação (fig. 5), temos a opção REC.601/709 (até o MC v.7) ou “Do no modify, treat as legal range” (do MC v.8 em diante) selecionada, pois com o espaço de cor errado, seu vídeo será também reproduzido no ar com cores erradas. Também aproveite para colocar a duração solicitada pelo seu cliente no campo “Frame Import Duration”.

fig. 5 – Configuração de espaço de cor para Color Bars
Por último, falta o tom de 1kHz em –20dB. Este é gerado por dentro do Avid Media Composer. Acesse o menu Tools > Audio Tool. Clique no botão PH e escolha a opção “Create Tone Media” (fig. 6).

fig. 6 – Criando tom de teste
Confirme que está definido para gerar um tom 1kHz em –20dB e escolha a duração solicitada pelo seu cliente no campo “Tone media length in seconds”. No campo “target bin” escolha um bin para receber este material e pressione OK.
A mídia será automaticamente criada no bin escolhido e pode ser editado normalmente, logo abaixo do color bars. No final, a montagem deverá estar similar a figura 7.

fig. 7 – Montagem com color bars, tom de 1kHz e Filler
Quicktime Movie Vs. Quicktime Reference
O Quicktime Movie já vimos bastante, mas vocês devem ter reparado que no campo “Export as” também temos a opção de usar um Quicktime Reference.
Esta opção, gera um arquivo .MOV idêntico ao anterior, porém ele funciona de forma similar a um atalho no windows / alias no Mac.
Ou seja, o arquivo.MOV não contém a mídia dentro dele. As mídias continuam na pasta Avid MediaFiles.
Então ao carregar este arquivo.MOV criado como Quicktime Reference em outro programa (After Effects por exemplo), na verdade apenas dispara um comando para que o After Effects acesse as mídias presentes na Pasta Avid MediaFiles.
A questão é, por que alguém faria isso?
Este método de exportação é imediato, pois lembre-se, nenhuma nova mídia é criada. Simplesmente o arquivo aponta para as mídias originais.
É um excelente método para exportar um material que ainda vai ser trabalhado em outro software na mesma máquina. Além de mais rápido, economiza espaço no seu HD pois não cria mídias novas no seu computador.
E com isso vamos ficando por aqui, abraços e até a próxima!
Cristiano Moura é um instrutor certificado pela Avid em Media Composer e ministra treinamentos oficiais de certificação Avid em todo o Brasil pelo centro de treinamentos ProClass, com sede no Rio de Janeiro.