Lidando com o Master fader

logo_backstage

Artigo publicado na Backstage. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais em Waves, Pro Tools, Sibelius ou outros treinamentos em áudio, clique aqui.


Manter o sinal equilibrado durante todo o processo na produção de audio é fundamental. Pouca gente sabe, mas o Master Fader vai muito além de ser apenas “um lugar pra abaixar/aumentar o volume de tudo e colocar efeitos.” Vamos conhecer um pouco mais sobre sua arquitetura e possibilidades de uso.

Fluxo do sinal

Diferente dos demais canais, no master fader os inserts atuam após o fader (fig.1). Então é necessário tomar cuidado ao inserir compressores e limites, levando-se em conta que, caso o usuário resolva alterar a posição do fader, esta irá influenciar diretamente nos processadores de dinâmica e outros plug-ins que estiverem no insert.

fig. 1- fuxo de sinal do Master Fader

fig. 1- fuxo de sinal do Master Fader

 

Ajustar nível da mixagem no Master Fader. Pode ou não pode?

Independente de poder ou não poder, ser capaz de realizar o equilíbrio e controle do fluxo de sinal numa mesa de som é o processo mais elementar e que todo profissional de áudio é obrigado a saber fazer de forma eficiente. O ideal é que a mixagem seja suficientemente bem equilibrada a ponto de não precisar sequer de um ajuste no master fader. Dado este alerta, vamos entender mais sobre a arquitetura do mixer do Pro Tools. Na versão nativa (que roda na CPU), o mixer do Pro Tools trabalha em 32 ou 64-bit ponto flutuante (dependendo da versão), o que em poucas palavras, significa que é possível abaixar ou aumentar o master fader para corrigir uma mixagem mal equilibrada sem nenhuma perda. Já no Pro Tools HD, o mixer trabalha em 48 bits fixos, o que na prática, significa que mesmo se o usuário deixar a mixagem “clipar” até +54dB acima do 0dB, ainda é possível corrigir a falha sem perdas no sinal. O mesmo acontece em valores negativos, ou seja, mesmo que o usuário esteja trabalhando com o Master Fader em -90dB, o sinal ainda estará protegido e livre de perdas. Para se confirmar este fato, podemos fazer um teste muito simples. Antes de tudo, abaixe as caixas de som. Novamente, abaixe as caixas de som. Agora, certifique-se que abaixou as caixas de som. Por último, não venha me dizer que eu não avisei para abaixar as caixas de som…

1- Crie um Master Fader. 2- Crie um track de áudio mono e insira um plugin “Signal Generator” com a configuração padrão (-20dB, 1kHz, sine wave). 3- Duplique este track de áudio 20 vezes e veja que o Master Fader começa a clipar. (fig. 2) 4- Agora levante aos poucos o volume do seu setup de monitoração e ouça que claramente a senóide está sendo distorcida. Ao invés de um sinal puro, ele está com um timbre “rasgado”.

fig.2 - testando headroom do Master Fader

fig.2 – testando headroom do Master Fader

Agora veja que como o Master Fader tem um headroom (margem de manobra), ao se abaixar o fader, você ouvir a senóide parar de distorcer. Se não houvesse este headroom, você continuaria ouvindo o som distorcido, porém mais baixo.

Resumindo, você pode até perder seu emprego se o seu chefe te ver mixando com o Master Fader em -90dB, mas não há perda na qualidade sonora.

Master Fader de busses

Ao fazer o roteamento de um send para um Bus, usuários de consoles tradicionais devem sentir falta de um “master send”, para que possam num número controle, ajustar o nível geral do send. No Pro Tools isso é feito com Master Faders, configurando com o bus apropriado.

Este conceito pode ser muito bem trabalhado também na criação de subgrupos. Após criar um subgrupo de bateria enviando todos os outputs para um Bus, é possível através de um Master Fader de Bus controlar o nível de sinal que chega no auxiliar.(fig.3)

fig. 3 - master fader de um bus

fig. 3 – master fader de um bus

E não seria que controlar no fader do próprio auxiliar? Não exatamente. Imagine que na track auxiliar exista um processador que faça emulação de saturação de fita. Faz toda a diferença aumentar ou abaixar o nível de sinal no Master Fader (antes de atingir o plug-in) do que no fader do auxiliar (depois do plug-in).

Mais que isso, usar um Master Fader para monitorar buses é a única maneira de se observar o nível de sinal somado no bus.

Abraços e até a próxima!


cris3x4 blog proclass Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona  cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass.  Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.