Waves Vocal Rider – pilotagem de volume

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais em Waves, Pro Tools ou Mixagem, clique aqui.


Apesar do nome “Vocal Rider” dar a impressão de que este plug-in deve ser usado em “voz”, o seu conceito é muito mais amplo e permite que a dinâmica em qualquer fonte sonora seja controlada automaticamente. Neste artigo artigo vamos entender um pouco mais sobre este equipamento.

Vocal Rider Vs. Compressor

A idéia por trás do Vocal Rider é muito similar ao compressor. Ou seja, detectar e controlar nível de intensidade de um sinal. Mas se compressores já fazem isso, por que desenvolver algo como Vocal Rider?

Bem, em primeiro lugar, o compressor é disparado o periférico que inciantes tem mais dificuldade para entender o funcionamento, e por consequência, obter os resultados desejados. A interface do Vocal Rider é muito intuitiva e ter o feedback “visual” de como certo equipamento está processando o sinal é uma grande vantagem. Sem segundo, o Vocal Rider tem funções exclusivas que oferecem bem mais controle do que um compressor convencional. Porém é importante entender que apesar de utilizarem o mesmo princípio, são ferramentas complementares, do mesmo jeito que um equalizador gráfico pode atuar de maneira complementar a um equalizador paramétrico.

Conhecendo seus parâmetros

Vamos supor que o Vocal Rider esteja sendo aplicado na track de voz. O primeiro botão a ser regulado no Vocal Rider é o Target. Neste slider, o usuário deve indicar em que nível (em dBFS) em que a voz fique mais constante. Os valores são de 0dB a -42dBFS, sendo que, assim que o plug-in é inserido, a configuração vem pré-ajustada para -21dBFS. Então se a intenção da mix é ter a voz mais “enterrada” na mixagem, devemos levar o slider mais para a esquerda por exemplo.

O segundo parâmetro a ser regulado é a sensibilidade (sensitivity) e ação do fader. Este parâmetro funciona como um Threshold de um compressor, onde, quanto maior o valor, mais o Vocal Rider irá atuar tentando ajustar e buscar consistência nas flutuações de volume.

À direita, temos os botões de Range, que ajudam a limitar a ação do Vocal Rider. Encare estes controles como uma “barreira de segurança” que o usuário pode estipular num nível mínimo e máximo de atuação do Vocal Rider.

O botão “Fast/Slow” é o attack e release do Vocal Rider. Serve para ajustar a velocidade com que o Vocal Rider irá fazer suas correções no sinal.

Um indicador (fig. 1) informa o usuário se o vocal está detectado corretamente. Utilize-o como uma maneira de confirmar se suas configurações estão surtindo o efeito desejado.

fig. 1- Interface do Vocal Rider

fig. 1- Interface do Vocal Rider

Apresente sua música para o Vocal Rider

Talvez um dos recursos mais poderosos e que destacam o Vocal Rider de qualquer outro equipamento é que é possível endereçar sinais para dentro do Vocal Rider que servem para informá-lo de como funciona a dinâmica que estava acompanhando o cantor/saxonofista ou qualquer outro melodista. Através disso, as regulagens e ajustes de volume são feitos não apenas levando-se em consideração o sinal da voz, mas também o conteúdo harmônico que acompanha o vocalista. Em trechos mais suaves, o vocal rider conduz de uma maneira, e trechos de mais intensidade serão tratados de maneira de acordo com a necessidade.

Para utilizar este recurso, envie todos os tracks de sua música para um Bus via send em post fader, como se costuma fazer com efeitos. Em seguida, configure o Sidechain do seu Vocal Rider para o mesmo Bus.

Ajuste os controles apresentados anteriormente, e por último ajuste o nível de sensibilidade da música com o controle “music”. Este parâmetro permite o usuário decidir qual o nível de interação da ação do Vocal Rider com o arranjo.

Automação: sua segunda chance

Como em qualquer outro equipamento que se propõe a fazer automaticamente uma função tão dependente de bom gosto, estética e estilo, nem sempre os resultados serão exatamente o que você imaginou. Porém, o Vocal Rider permite que seus movimentos serão salvos como uma automação e permite que o usuário faça as devidas correções, poupando ainda assim, muito tempo de uma automação feita “na unha”.

Para fazer uma automação, simplesmente habilite o seu software para gravar automação e no Vocal Rider, aperte o botão “Write” pronto. Sua automação será escrita normalmente.

Abraços!


cris3x4 blog proclass

 Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.