Audio mixer no Avid Media Composer

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

 Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composer, clique aqui.


No artigo anterior, falamos sobre os plug-ins e recursos de áudio no Media Composer. Agora, vamos conhecer o mixer de áudio incluído na ferramenta, remodelado na versão 6.

Visualizando tracks

Por padrão, são apenas mostrados quatro tracks por vez e nem sempre isso é suficiente. Para poder acessar oito tracks de uma vez ou mais, clique no botão indicado na figura 1. Para editores com dois monitores, vale muito a pena configurar um workspace com o mixer na segunda tela.

fig. 1 – show tracks

Agrupando tracks

Muitos arquivos de áudio possuem mais de um canal mono. Estes arquivos são chamados     de multicanais. Arquivos estéreo possuem 2 canais mono, enquanto arquivos surround possuem 6 canais. Para poder aumentar o volume de todos os canais ao mesmo tempo, o ideal é agrupar os tracks. Para isso, clique no botão “GROUP” na figura 2.

fig.2 – group tracks

Ajustes de volume e pan

Existem duas maneiras de ajustar volume e pan. A primeira opção é chamada de “clip gain”, e é usada para definir o volume num segmento inteiro. Para isso, basta ter o track selecionado, posicionar o cursor em cima do segmento em questão e ajustar o volume do mixer. Para visualizar a quantidade de volume aplicada a um segmento, podemos visualizar a linha de clip gain pelo botão apresentado na figura 3.

fig. 3 – view clip gain

Mas imagine que dentro de um segmento, existam momentos que precisam ser amplificados e outros que precisam ser atenuados gradativamente. Neste caso, precisamos usar o sistema de “volume”, baseado em keyframes. Em poucas palavras, keyframes são marcadores que permitem alterar um certo parâmetro ao longo do tempo. Costuma-se a chamar este processo de “animação de parâmetro” ou “automatização”. Para realizar este procedimento, alguns passos precisam ser feitos antes.

Primeiro, precisamos visualizar a linha de volume. Fica no mesmo caminho do clip gain (figura 3), porém é a terceira opção.

O atalho padrão do Media Composer para criar um keyframe é o botão de apóstrofe (fig.4).

fig. 4 – criar keyframe

Agora, basta posicionar o cursor e começar a criar keyframes com o atalho de teclado diretamente no segmento e modificar volume arrastando com mouse (fig.5).

fig. 5 – keyframes

 


cris3x4 blog proclass

 Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media Composer no Brasil.