NX – Virtual Mix Room over Headphones

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Proposta da Waves para mixagem com fones

Fone de ouvido é um recurso que divide opiniões quando o assunto é mixagem.

Muitos consideram inadequado por diversos motivos, entre os principais, o fato de não levarem em consideração a acústica da sala e separação “perfeita demais” do L e R no ouvido esquerdo e direito respectivamente.

Mais que isso, também é comum ouvir frases como “os fones mentem muito”, mencionando as tecnologias e recursos utilizados para que pequenos fones de ouvido sejam capazes de reproduzir graves profundos por exemplo.

Mas a realidade é que diversos profissionais estão cada vez mais se vendo obrigados a realizar partes da mixagem no avião, hotel ou na sala de casa.

Em muitos casos, a mix foi feita em um estúdio apropriado mas em cima da hora, o cliente pediu mais uma modificação… é o tipo de situação que pede que você envie os ajustes de onde estiver.

Pensando nisso, a Waves lançou o plug-in NX, que promete trazer para os fones os mesmos “efeitos colaterais” de uma mix sendo executada em um par de caixas de som. Vamos entender mais um pouco sobre que efeitos colaterais são estes e como o plug-in pretende virtualizar estes efeitos.

Conceito: o que faz e o que não faz o NX

Este não é um processador comum, então antes de começar, vamos entender do que estamos falando.

O NX NÃO é um plug-in de simulação de salas e nem uma simulação de caixas. A Focusrite lançou no passado o VRM Box, que fazia tudo isso, mas esta não a proposta do Waves NX.

Pense no RX apenas como um “compensador”, que vai levar em conta as diferenças acústicas existentes entre ouvir uma música nos fones ou em um ambiente com monitores de áudio.

Então é importante entender que não há milagres, não há correção, nem expectativas de solucionar nenhum problema.

Diferença entre fones e monitores

Imagine um sinal que foi direcionado 100% para o lado esquerdo da mixagem. No fone, o sinal será ouvido unicamente pelo seu ouvido esquerdo, certo?

Porém, em um ambiente não é bem assim. Em uma sala não há o mesmo nível de isolamento, ou seja, o seu ouvido esquerdo também vai receber este som, ainda que em menor intensidade (fig. 1).

fig. 1 – diferença e distância entre ouvidos.001

Repare também que, a distância que o som da caixa esquerda tem que percorrer para atingir o ouvido direito (seta azul) é maior do que a distância entre a caixa esquerda e o ouvido esquerdo (seta vermelha). Por conta desta diferença, também vai haver atraso na recepção e percepção do som por cada ouvido.

Neste momento, as observações foram feitas apenas levando-se em consideração a distribuição das caixas no ambiente e a distância entre nossos ouvidos, mas ainda temos mais um elemento que vai interagir com o som, que é a própria sala.

As setas vermelhas e azuis representam o que chamamos de som direto. Porém, o som também atinge as paredes, seu teto, o chão e objetos da sala, e boa parte em algum momento, vai ser refletida para seu ouvido (fig. 2). E não tenha dúvidas, o som refletido também será assimilado com atraso (se comparado ao som direto), com resposta de frequência diferente (por conta da absorção das paredes) e também com diferença de fase.

fig 2 – diferenças e reflexoes.001.jpeg.001

Por último, pense no que acontece com o som quando você está de fones e vira o pescoço… nada, pois o fones estão colados aos seus ouvidos.

Já com monitores, sua posição vai influenciar. Mudar sua cadeira para frente ou para trás ou virar o pescoço, vai influenciar na sua percepção. (fig. 3)

fig 3 – mudando a cabeça de lugar.001.jpeg.001

Então tenha em mente que em um ambiente, o seu ouvido esquerdo por exemplo, recebe som vindo da caixa esquerda, da caixa direita e também das reflexões das paredes e objetos. Além do mais, sua posição influencia sua percepção sonora.

E a função essencial do NX é então, virtualizar estas diferenças. Fazer com que uma pessoa com fones também possa trabalhar como se estivesse em uma sala com monitores de áudio, se confrontando com diferenças citadas acima.

Como usar o NX para reproduzir estas diferenças

O NX é um plug-in para se inserir no master fader, no último insert antes de seguir para as saídas.

Com a interface do plug-in aberta, automaticamente a Waves apresenta seu sistema de detecção de movimento da sua cabeça, que através da webcam, consegue detectar seu rosto e capturar qualquer mudança na posição dos seus ouvidos. Isto é para resolver a questão dos seus movimentos com o pescoço ou posição em relação as caixas.

Basta acionar na parte superior do plug-in a função “head tracking”, que uma janela de tracking é aberta e você poderá ver a detecção acontecendo em tempo real (fig. 4).

fig. 4 – detector de movimento de cabeça

Repare que no plug-ins seus movimentos também serão percebidos. E se você quiser a qualquer momento “zerar” sua posição, simulando estar sentado exatamente entre as duas caixas, basta pressionar o botão “sweet spot”.

Também essencial informá-lo sobre as dimensões da sua cabeça. É fator determinante, pois a distância entre seus ouvidos é usada para calcular o atraso. Isso é feito na área inferior esquerda do plug-in chamada de “Head Modeling”.

Com uma fita métrica, você vai tirar duas medidas: a primeira é a circunferência da sua cabeça na altura da sua testa (fig. 5A). Feito isso, basta digitar no campo “circumference”.

fig. 5- como fazer as medidas da sua cabeça

A segunda medida é entre um ouvido e outro, passando por trás da sua cabeça (fig. 5B). Faça a medida e digite o valor no campo “inter-aural arc”.

Configurando reflexões e posição das caixas

No campo “room ambience”, podemos emular o quão reflexiva é a sala virtual e qual nossa distância em relação as caixas de som.

Quanto maior o valor, mais ambiência da sala será percebida na interação da sua mix.

Já no campo Speaker Position os controles Front e Rear estão relacionados a distância entre os monitores. A medida recomendada é de 60 graus, mas nada impede de você emular uma distância um pouco mais para simular um ambiente onde as caixas estão mais distantes entre si.

Finalizando para entrega

Importantíssimo! Lembre-se de que este plug-in está alterando a sua mix e não é isso que você quer, a princípio.

Sua utilidade é emular através de fones, como sua mix soaria em uma ambiente com caixas.

Então não se esqueça de antes de fazer a exportação/bounce da sessão, colocar o plug-in em bypass.

E com isso, vamos ficando por aqui! Abraços e até a próxima!

cris3x4 blog proclass Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid para lecionar cursos de nível 100, 200 e 300 em Pro Tools. Por meio da ProClass,  oferece consultoria, treinamentos customizados além de cursos oficiais em Pro Tools, Mixagem e Masterização.