Artigo publicado na Backstage. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.
Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais em Waves, Pro Tools, Sibelius ou outros treinamentos em áudio, clique aqui.
Cheio de novidades, é hora de repensar sua maneira de trabalhar
Já aconteceu mais de uma vez no passado, da Avid lançar uma nova versão do Pro Tools que sequer era possível escrever um artigo, pois eram apenas funções já conhecidas do Pro Tools HD que foram liberadas ou o simples incremento no número de tracks, vozes etc. Mas havia pouca inovação, e os usuários protestaram.
Felizmente, parece que os usuários desta vez foram ouvidos. Anunciado na IBC de 2016 em Amsterdam, o Pro Tools 12.6 é repleto de novidades, que resolve e simplifica diversos processos na produção musical, mas principalmente na pós-produção de som para vídeo. Vamos ver abaixo com mais detalhes as principais.
Clip Effects
No início do artigo, mencionei que chegou a hora de você repensar a sua maneira de trabalhar. E um dos grandes motivos é esse. Com Clip Effects, boa parte da sua necessidade de automação e processamento com Audiosuite vai ser eliminada.
Entenda um Clip Effect (fig. 1) como um processador em tempo real de equalização, compressor/limiter e expander/gate espetado em cada um dos seus clips individualmente.

fig. 1 – Clip-Effects
Lembrando que já tinha a função clip gain, então você tem ganho + Eq + Dinâmica por clip. Não é exagero dizer que você tem mais poder de processamento na mão por clip, do que muitas mesas de mixagens tem por canal.
Quando eu vi o anúncio fiquei animado, mas ficou a dúvida se seria bem implementado. Por exemplo, será que dá para fazer copy/paste? Tem atalhos para ativar e desativar os clip effects?
Mas realmente está tudo lá: você pode usar o atalho Alt/Option+6 no teclado número para mostrar ou esconder a janela de clip effects (fig. 1). Excelente escolha, pois já usamos o Alt/Option+5 para abrir o Elastic Properties e Alt/Option+4 para abrir o MIDI Real Time Properties. Também é possível copiar/colar, e o principal, pode trabalhar com vários clips ao mesmo tempo.
Por último, vale mencionar que os indicadores do clip effect (fig. 2).

fig. 2 – Clip-Effects-Indicator-2
Agora vem a notícia ruim. Todos os usuários podem fazer playback, renderizar ou ativar/desativar clip effects, porém, somente usuários de Pro Tools HD podem editar clip effects.
Layered Editing
Essa é simples, mas depois que você acostuma, fica difícil voltar atrás.
Vamos supor que você tenha 4 frases e queira regravar apenas a segunda. Agora, imagine que depois de gravado, você decide que prefere mesmo a original.
Até o momento, ao deletar o último clip gravado ficaria um buraco na timeline, e você precisaria usar o trim tool em algum clip vizinho para restaurar o clip anterior.
Com a função Layered Editing habilitada, quando se edita ou grava um clip em cima de outro, o clip original continua lá, em uma camada inferior.
Neste caso, ao deletar o clip recém gravado, o clip original é exibido (Fig. 3).

fig. 3 – Layered-Editing-2-1280×701
Em conjunto com a função Clip Transparency (fig. 4), introduzida na versão 12.3, fica muito mais simples de editar e alinhar um áudio em cima de outro, pois elimina completamente tanto a questão de “tentativa e erro” quanto os ajustes de trim necessários após posicionar um clip em cima de outro.

fig. 4 – Clip transparency
Melhorias no uso de playlists
Playlists é sem dúvida uma das funções que mais me ajuda na produção de múltiplos takes. É uma função tão importante, que apesar deste assunto não fazer parte dos conteúdos do primeiro nível de certificação oficial Avid, nós na ProClass sempre fazemos questão de abordar deste o primeiro dia de aula de gravação no Pro Tools.
Mesmo lidando com músicos dos mais gabaritados, é normal querer fazer diversos takes para tentar capturar a melhor performance possível. Mais normal ainda, é todos terem algum defeito, e ai a edição entra para construir o melhor dos melhores takes.
Agora, tracks que contém playlists alternativas ficam com a cor azul. Isso pode parecer bobagem se é você que costuma gravar e editar seu material, mas para quem recebe uma sessão já gravada para editar/mixar, é uma melhoria e tanto, pois antes, eu precisava ver de track em track, quais possuem takes alternativos. Em uma sessão de 40–80 canais, faz diferença!
Também criaram a tecla de atalho Shift + seta para cima/baixo para alternar entre as playlists (fig.5), que antes era feita via mouse.

fig. 5 – Playlist-Indicators-2
A visualização de ver todas as playlists uma abaixo da outra ainda existe, mas sem dúvida os atalhos são muito bem vindos.
A volta do “complete production toolkit”
O Complete Production Toolkit era uma opção comprada à parte, que permitia alguém com o Pro Tools convencional ter acesso a todas as ferramentas do Pro Tools HD.
Depois, a empresa mudou de idéia, e teve a não-tão-brilhante idéia de cancelar esta opção. Com isso, para se ter acesso a mais tracks, trabalhar com surround, funções avançadas com vídeo, VCA Tracks, automação avançada e muito mais, o usuário era obrigado a comprar algum hardware de Pro Tools|HD.
Demorou, mas aconteceu o mais sensato. A licença de Pro Tools HD volta a ser vendida separadamente, portanto usuários voltam a ter acesso a versão Pro Tools HD, mesmo sem ter o hardware.
Conclusão e comentários finais
Existem muitos outros avanços e facilidades que não foram cobertas neste artigo mas que merecem a sua atenção, como por exemplo a opção de ajustar a curva de fades diretamente no clip com o smart tool, ou ainda, as melhorias na parte de informações da sessão, então vale a pena dar uma olhada mais de perto.
Eu vejo que muitos usuários ainda estão parados na versão 10 e alguns na versão 11, seja pelo acesso aos plug-ins ou pelo simples receio de fazer um upgrade “a toa”, pois os upgrades anteriores podiam não ser muito válidos.
Hoje, com o acúmulo das melhorias da versão 12.1, 12.2, 12.3, 12.4 etc até a 12.6, acho que o upgrade se justifica para praticamente qualquer usuário, independente do campo de atuação.
Abraços e até a próxima!
Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.