Waves Reinassence Verb

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Reverberação para todos os gostos

O Trueverb e Reinassence Verb (também conhecido como Rverb) são os reverberadores mais antigos da Waves, e quando as produções começaram a migrar a mixagem para dentro do computador foram usados largamente em produções de pequeno e médio porte, pois eram um dos únicos plug-ins nativos capazes a fazer frente aos plug-ins baseados em DSP (TDM) como os da Universal Audio, Lexicon (fig.1) e T.C. Eletronic.

fig. 1 - lexiverb

fig. 1 – lexiverb

 

Neste artigo não vamos abordar os parâmetros similares aos encontrados em outros reverberadores. Vamos concentrar em conhecer mais sobre suas características exclusivas e/ou pouco difundidas.

Tipos de Reverb

O Rverb oferece os principais tipos de simulação de reverb como Hall, Church, Room, Plate e Chamber. Repare que existe o Hall 1 e Hall 2 (fig. 2), onde o Hall 2 é mais médio do que o Hall 1. É importante esta segunda opção, pois quando usado em mixagens muito complexas, um reverb muito grave tende a embolar muito e o Hall 2 se torna uma opção mais adequada.

Fig. 2 - Tipos de Reverb

Fig. 2 – Tipos de Reverb

 

Mas o que destaca o Rverb são seus tipos incomuns: Non-Linear, Reverse, Gated Reverb, Echoverb e Resoverb. O reverse usa o recurso do Pre Delay negativo (visto mais abaixo) enquanto Gated usa o recurso do Decay não linear (também visto mais abaixo). O Echoverb é um reverb com poucas reflexões e densidade. Simula a textura de um reverb de mola (spring) e serve mais para compor um timbre do que efetivamente soar como uma ambiência.

Outro que não tem compromisso em soar como um reverb denso e grandioso é o Resoverb. Ele tem distâncias equivalentes entre as primeiras reflexões (fig. 3)e uma sonoridade bem atípica. Excelente com guitarras e sintetizadores.

Fig. 3 - Primeiras Reflexções no Resoverb

Fig. 3 – Primeiras Reflexções no Resoverb

Pre delay

Este parâmetro é encontrado na maioria dos reverberadores, mas o RVerb possui um recurso extra. Ao regular o Pre Delay com um valor negativo (fig. 4) o sinal original (dry) é atrasado. É um interessante efeito, onde a reverberação pode acontecer antes do próprio sinal.

Fig 4 - Pre Delay Negativo

Fig 4 – Pre Delay Negativo

Decay

Normalmente este parâmetro refere-se ao tempo de decaimento do reverb, mas no RVerb esta característica é controlada pelo parâmetro “Time”.

No Rverb, o “Decay” controla a curva de decaimento do reverb. Quando o máximo o decaimento é considerado “linear”, e quanto menor o valor, mais forte é o decaimento. Isso permite uma reverberação rica, porém sem ser longa.

Extras

O Reverb damping funciona de maneira bem simples. São duas curvas que representam o decaimento das frequências altas e baixas. Além disso, é muito bem vindo a equalização diretamente no reverb. Sabemos que hoje não há muito problema em inserir um equalizador depois do reverb, mas não deixa de ser conveniente ter um controle geral diretamente no plug-in.

Hoje ficamos por aqui!

Abraços e até a próxima.


cris3x4 blog proclass Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass,  oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid  Media Composer.