Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.
Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composer, clique aqui
O SuperTap Delay é um produto extremamente versátil que permite ao usuário ir muito além de uma simples repetição de um som. Ao total, é possível regular até 6 delays com equalização independenpente, com feedback e modulação numa interface que permite ajustes de forma muito interessante.
Neste artigo, vamos ver um pouco mais sobre cada setor deste plug-in.
Ajustando a posição no espaço
Como dito anteriormente, é possível ter até seis “delays” e são representados pelos círculos coloridos no gráfico do lado esquerdo superior. (fig. 1).
A seta da figura 1 representa o sinal original/direto, e ao clicar e arrastar qualquer um dos círculos, o usuário pode configurar o ganho ou panorama do delay em questão. Quanto mais para cima, maior o ganho. Esquerda e direita representam a posição do delay no espaço estereofônico.
Repare que os controles “gain” e “rotate” logo abaixo do gráfico estão alterados em conjunto com o mesmo, pois representam a mesma informação. Uma vantagem destes controles é poder digitar um valor específico com um duplo click.
Ajustando a unidade de medida de tempo básica
O SuperTap necessita de um “ponto de partida” para funcionar, pois todas as repetições são interações de um mesmo valor inicial.
O mais comum é ajustar este valor de acordo com o andamento da música em questão. Caso a música tenha sido gravada com um click ou tenha sido alinhada com o grid e andamento do DAW (Pro Tools, Cubase, Sonar, Logic Pro etc…), basta alterar da opção “manual” para “auto” no parâmetro “sync”, indicado na figura 2.
Caso negativo, o jeito é deixar em manual e digitar diretamente no campo “BPM” o andamento aproximado.
Agora, a função mais interessante do SuperTap Delay na minha opinião é o uso do TapPad. Se o “mode” estiver regulado para “Tempo” como na figura 2, ele funciona como um Tap Tempo convencional, que define um andamento de acordo com os clicks no mouse. Porém, se estiver regulado para “Pattern”, o usuário pode fazer um “tap” de um padrão rítmico e alçancar imediatamente o que deseja sem regular mais absolutamente nada. Experimente e repare que diferente da primeira opção, a cada click/tap, um delay é ajustado imediatamente abaixo.
Entendendo o Grid e regulando o atraso
Até este momento não regulamos o eco/delay em si. Isto por que primeiro precisamos regular o Grid, que interage diretamente com os ecos, que na realidade, são valores relativos à a unidade de medida do Grid.
Ou seja, primeiro o usuário regula o grid (fig.3) para apenas depois, regular o atraso de cada delay. E o cálculo será feito como o da tabela na figura 4.
Ou seja, quanto mais o controle do delay estiver para a direita, maior será o atraso.
Caso o usuário queira ajustar o atraso livremente, basta desmarcar a opção “Snap”, à esquerda do Grid e por último, também é possível visualizar as informações em milisegundos com o controle à direita do Grid.
Com os atrasos definidos, pode-se aumentar a quantidade de repetições de cada um deles ajustando o parâmetro feedback.
Equalizando ecos
No lado direito da interface, temos uma sessão independente de equalização que permite o usuário fazer com que cada eco tenha um timbre diferente do outro. Uma abordagem muito utilizada deste recurso é ativar um filtro passa-baixa, para que as frequências mais altas (agudos) dos ecos sejam suavizadas.
Interagindo com afinação
O SuperTap também possui uma sessão de modulação, que altera a afinação do material sonoro. Uma das idéias com este recurso é criar uma sutil diferença entre os ecos afim de enriquecer ainda mais a composição de ecos, mas é um recurso que se usado com valores mais expressivos, abre 1001 possibilidades. Para um iniciante, a melhor maneira de explora-lo é usando os presets e observando como a modulação foi regulada.
Na modulação, temos dois parâmetro básicos que funcionam de maneira similar com outros efeitos como o Chorus, Flanger e Phaser. “Rate” é a velocidade desta modulação/oscilação da afinação e o “Depth”, regula o quão agressivo deve ser esta mudança de afinação.
Conclusão
Não menospreze o visual mais “antigo” do SuperTap. É um processador de delay muito poderoso, que oferece uma interface e uma maneira de regular muito interessante. Serve para criar ecos simples, dobras artificiais em vozes e violão, pode se transformar num Chorus muito denso, e relação do Grid com o BPM da sessão faz dele um excelente candidato para trabalhar com música eletrônica ou qualquer outro estilo de música em os ecos sincronizados com elementos sonoros sejam explorados.
Obrigado pela leitura, e não deixe de enviar suas sugestões para os próximos artigos.
Abraços