Resolution independence

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

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Nova versão do Media Composer e suporte nativo aos novos formatos

Não chega a ser uma novidade, pois a Avid já tinha antecipado seu trabalho em feiras durante 2014 (fig. 1), e mais recentemente, fez uma série de vídeos mostrando o que esperar da nova versão. Mais agora que esta oficialmente lançada, podemos mergulhar um pouco mais a fundo e entender o que temos a ganhar com a versão 8.3 do Avid Media Composer.

fig. 1 - apresentação do novo Media Composer

fig. 1 – apresentação do novo Media Composer

 

Fim da restrição ao formato Full HD

Já faz um tempo que o Media Composer permite que o usuário faça um link de sua mídia de qualquer formato, mesmo acima de 1920 X 1080. Era possível visualizar, cortar, editar e reduzir a área de interesse para o tamanho desejado em tempo real com FrameFlex (fig. 2), porém, sua timeline e a exportação do vídeo era limitada ao formato full HD.

fig. 2 - FrameFlex

fig. 2 – FrameFlex

 

Se levar em consideração que o Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro já tinham este suporte faz algum tempo, não é de todo errado em afirmar que a Avid demorou para quebrar esta limitação. Mas tudo na vida há um motivo; a implementação foi feita da melhor maneira possível, sem adaptações e quebra galhos.

De fato, há uma nova família de CODECs para este fim, chamada de Avid DNxHR que é um dos principais responsáveis pela performance do sistema ao reproduzir arquivos nestes formatos.

Em poucas palavras, como qualquer outro CODEC, o Avid DNxHR tem objetivo de reduzir o tamanho do arquivo e problemas com performance do sistema sem danos à qualidade da mídia.

O que muda na configuração de um projeto

O usuário vai reparar que a lista de formatos agora contêm opções para formato de 2K, Ultra HD ou 4K (fig. 3). Ou seja, desta vez a timeline estará nativamente para importação, gerenciamento e entrega no formato escolhido.

Este suporta vai além da edição, permitindo que a mesma resolução escolhida seja vista no monitor do cliente com qualquer hardware de vídeo compatível. Caso esteja interessado, recomendo visitar o site da Avid e confirmar quais os modelos e fabricantes de hardware oferecem de fato esta possibilidade.

Ainda nas configurações do projeto, temos duas novidades:

primeiramente, há novas velocidades de quadros por segundo. O Media Composer 8.3 aceita vídeos filmados em 48p e 60p quadros por segundo (fig. 3).

fig. 3 - formatos novos

fig. 3 – formatos novos

 

Em segundo, outras configurações com relação a distribuição de cores. Além do padrão REC 709 e RGB das versões anteriores, foi incluído o Bt/REC. RGB 2020, usado em Broadcast para transmissão de Ultra High Definition e BT/REC. RGB DCI-P3, para projeção de filmes em 2K e 4K em projetores adequados para este fim (fig. 4).

fig. 4 - Color Space

fig. 4 – Color Space

 

Testando desempenho

Como dito anteriormente, uma coisa é adaptar um código ou uma função às pressas e outra coisa é arquitetar do zero um novo CODEC otimizado.

Testando num MacBook Pro com SSD, 16GB de RAM e processador Intel i7 2.6gHz, o desempenho foi muito satisfatório. Vamos entender alguns aspectos que estão em torno desta questão a seguir.

Ao trazer uma mídia em 4K via AMA Link, pode haver uma frustração do usuário em ver que nem em todos os computadores a reprodução será perfeita. Isto pode variar de acordo com o CODEC, mas de forma em geral, ainda é muito processamento para as máquinas atuais.

A boa notícia é que para resolver esta questão, basta acessar a aba “Format” na Project Window. Foi implementando um novo campo chamado de “Proxy Timeline” (fig. 5), onde o usuário pode facilmente com versões deste material numa menor resolução afim de aliviar o processamento. Temos a opção de trabalhar em 1/4 ou 1/16 da resolução.

fig. 5 - Proxy Timeline

fig. 5 – Proxy Timeline

Logicamente, a questão visual fica um pouco prejudicada, mas quando se está na fase de montagem a única coisa que importa é ter todos os vídeos a sua disposição e uma maquina rodando bem para manter seu fluxo criativo.

Mas então fica uma pergunta no ar: e se o usuário não quiser trabalhar numa menor resolução? E se ele quiser trabalhar na resolução total da mídia?

É ai que entra o novo CODEC Avid DNxHR. Como dito anteriormente, uma vez que o usuário transcodificar sua mídia utilizando este CODEC, haverá uma redução no tamanho do arquivo e uma performance mais fluida. O usuário pode escolher entre 4 opções de compressão a seguir: DNxHR LB (maior compressão), DNxHR SQ, DNxHR HQ, DNxHR HQX (alta qualidade e 10-bit) e DNxHR 444.

Levando-se em conta que o Media Composer já tem incorporado a função de consolidate, transcode e renderização em plano de fundo, há toda uma mudança e quebra de paradigma em torno da ferramenta.

Finalizando e exportando

Por enquanto, existem apenas duas possibilidades para exportar seu conteúdo em formatos acima de HD. A primeira opção é exportar um arquivo DPX que funciona bem para usuários Windows ou Mac, e a segunda, exportar como um arquivos Quicktime utilizando o CODEC ProRes 444 apenas para usuários de sistemas Apple.

Apesar destes dois formatos serem mais que suficientes, a empresa já informou que pretende adicionar outras opções durante o ano de 2015.

E por enquanto vamos ficando por aqui. Neste artigo, foi mais direcionado aos aspectos principais do update, mas existem outros recursos valiosos nesta nova versão como a possibilidade filtrar master clips e bins, a List tool que substitui a ferramenta EDL Manager.

Abraços e até a próxima!


cris3x4 blog proclassCristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece  consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media  Composer.