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Keying, PIP e muito mais
A criação de efeitos é uma das artes mais desafiadoras, porém também mais prazerosas de se trabalhar com imagens. Normalmente recorre-se aos aplicativos de videgrafismo, mas muita coisa pode ser criada diretamente no Media Composer. Neste artigo, vamos ver alguns exemplos que podem ser produzidos na ferramenta.
Keying
O Chroma Key (fig. 1) talvez seja um dos processos mais populares, onde uma pessoa ou objeto é filmado diante de fundo verde ou azul para depois ser substituído por qualquer outra imagem, mas existem muitos outros mecanismos para construir composições diretamente dentro do Media Composer.
No caso do chroma, você está em busca de recortar/chavear a imagem baseado em cor, e a ferramenta recomendada neste caso é o Spectramatte localizado na categoria “key”.
Repare que existe também o RGB keyer, que se trata de um efeito antecessor ao Spectramatte e muito inferior. Ele está lá apenas para fins de compatibilidade com versões anteriores, então não se preocupe com ele.
Antes de começar o recorte, é necessário definir o que será o fundo a ser substituído. Pode ser uma figura ou vídeo, que deve estar editada numa pista inferior. Ou seja, o fundo deve estar no v1 e a imagem a ser chaveada no v2 (fig. 2).
Feito isso, o primeiro parâmetro para ser regulado no Spectramatte é o key color, que determina que cor deve ser chaveada. Para ajustar, é necessário coletar uma amostra. Para isso, basta clicar no retângulo (fig. 3) e arrastar o mouse até a cor desejada na imagem.
Na maioria dos casos, o Spectramatte faz um bom trabalho, mas se o vídeo estiver em baixa resolução ou as condições de luz não forem adequadas para uma boa captura, podem ocorrer algumas falhas.
Refinando o canal alpha
Para corrigir possíveis falhas, é importante ter uma boa visualização do que está sendo chaveado. A opção “show alpha” nos ajuda neste sentido. Ao acionar, a imagem se torna um gráfico preto e branco onde, tudo que estiver preto, será recortado. Nosso objetivo é conseguir um preto e um branco sólido, sem pontos de falha (fig. 4 e B).
Os controles tolerance, key saturation e key saturation line são os principais parâmetros para corrigir as falhas.
Por último, o controle Matte processing ajuda a suavizar o recorte. Ajuste à gosto, observando o resultado sem a opção “show alpha” acionada.
Chaveando baseado em formas geométricas
O usuário também pode definir uma área a ser recortada/chaveada. Para isso, usa-se o Animatte, outro efeito da categoria “Key”. Com ele, podemos fazer recorte circular, triangular, retangular ou até à mão livre.
Não há muito segredo, bastando escolher a forma geométrica na paleta de efeito e desenhando na tela. Uma vez feito, o usuário pode suavizar o recorte com o parâmetro feathering.
Apesar de simples, é um efeito poderoso, que em conjunto com a função de tracking, traz possibilidades ilimitadas para o processo de composição de efeitos em camadas.
Alterando claro e escuro
A categoria “Key” ainda possui o Luma Key. Se vimos que o Spectramatte se baseia no Chroma (cor), o Luma se baseia em luz. Ou seja, é a opção a escolher quando o usuário quer recortar apenas as partes mais claras ou mais escuras da imagem.
Então como podemos ver, o Avid Media Composer já tem incorporado seus próprios recursos e merecem ser vistos com calma, pois, é sempre muito mais prático manter todo o seu projeto dentro de um mesmo aplicativo do que ficar pulando de plataforma onde é necessário perder tempo importando, exportando e renderizando material.
Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media Composer.