Enquanto o Pro Tools 12 e Pro Tools|First não vem – Parte 1

logo_backstage

Artigo publicado na Backstage. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais em Waves, Pro Tools, Sibelius ou outros treinamentos em áudio, clique aqui.


Muito além de funções novas

No mês de janeiro, a Avid anunciou o Pro Tools 12. Ela ainda está finalizado mas estará disponível aos usuários nos próximos meses.

Existem alguns motivos que diferenciam esta versão das demais atualizações. Em inglês usa-se muito o termo de “game changer”, que numa tradução livre significa que será algo que vai “mudar o jogo” e não é exagero neste caso.

O que mais chama a atenção não são novas funções, botões ou parâmetros para melhor o áudio. O que temos é uma quebra de paradigma em vários sentidos, como por exemplo o acesso à ferramenta; além do Pro Tools 12 a Avid também anunciou o Pro Tools|First, que é uma versão completamente gratuita da ferramenta. Há outras novidades como a plataforma “Avid Cloud Collaboration”, que em poucas palavras, significa que o usuário poderá gravar, editar, mixar e trabalhar em conjunto com outro usuário pela internet com videoconferência integrada. Ou seja, é o “começo do fim” das barreiras e limitações geográficas. Vamos abaixo ver mais detalhes.

Todo mundo pode ter o Pro Tools

Seja para estudo, uso profissional ou meramente por curiosidade, a nova versão Pro Tools|First representa uma oportunidade real de acesso à ferramenta.

Profissionais mais antigos vão se lembrar que num passado distante a Digidesign ofereceu “Pro Tools FREE”, baseado no Pro Tools 5.0. Esta versão tinha o mesmo propósito, mas era limitada em recursos, os computadores domésticos ainda eram lentos para a produção de áudio profissional, era a primeira versão que rodava em windows e o resultado foi desastroso. Basicamente, todos que tentavam instalar e conhecer o “famoso Pro Tools” esbarraram em erros frequentes, travamentos, tela azul e frustração.

O momento agora é muito mais adequado: o Pro Tools|First tem todos os recursos essenciais de trabalho e até algumas ferramentas mais avançadas como o Elastic Audio e as restrições estão apenas em torno da quantidade. Por exemplo, a sessão está restrita a 16 pistas de áudio mas que pode ser mais que suficiente para muita gente. Locução, gravação por cima de backing tracks, estudo de instrumento, limpeza de áudio em vídeos e gravação de pequenos grupos de música como violão e voz, quartetos de sopros são apenas algumas opções.

Com relação aos efeitos, é mais um caso similar. O usuário pode aplicar efeitos em tempo real nas pistas ou em clips de áudio individuais, porém há uma restrição com relação a quantidade de efeitos por pista, que novamente, restringe mas não inviabiliza um resultado profissional.

E este conceito segue com relação aos outros tipos de tracks, quantidade de sends, taxa de amostragem etc. Ou seja, as funções estarão todas lá, porém com um número reduzido mas suficiente para diversos tipos de produção.

Produção e colaboração via internet

No final de 2014 e início de 2015 a Avid demonstrou em algumas feiras e congressos o Avid Cloud Collaboration (fig. 1). Uma plataforma onde uma das possibilidades mais comentadas é a de gravar, compor, produzir, mixar e de fato “colaborar”, com outros usuários via internet ao vivo com direito a vídeoconferência integrada e sincronismo total de upload/download da sessão.

Fig. 1 - Apresentação do sistema de produção em conjunto via Internet

Fig. 1 – Apresentação do sistema de produção em conjunto via Internet

 

Colocando isso em prática, significa que um compositor de Porto Alegre grava a uma idéia musical em casa, usado o Pro Tools|First (lembrando, gratuito) e compartilha o projeto via Avid Cloud Collaboration (fig. 2) com um produtor do Rio de Janeiro, que recebe e armazena a sessão na nuvem automaticamente, de forma similar aos outros serviços de empresas como o Dropbox, Google Drive e One Drive.

Fig. 2 - Interface de gerenciamento e compartilhamento de projetos

Fig. 2 – Interface de gerenciamento e compartilhamento de projetos

 

Com o projeto em mãos, o produtor pode começar a trabalhar em cima do arranjo, e eis que surge a necessidade de gravar um teclado e músico de sua confiança está em Los Angeles fazendo um curso. Via Avid Cloud Collaboration, o produtor compartilha a sessão com o músico, que com seu laptop rodando Pro Tools|First pode ouvir a sessão e fazer a gravação.

Porém, o divisor de águas é possibilidade do produtor poder participar online, acompanhando a gravação e discutindo via vídeoconferência integrado ao Pro Tools (fig. 3), similar ao Skype e FaceTime, e mais que isso, o compositor que nem está participando da “sessão virtual” receberá avisos de que a sessão foi atualizada e poderá ouvir o que o produtor e músico fizeram (fig. 4).

Fig. 3 - Videoconferência integrada com o Pro Tools

Fig. 3 – Videoconferência integrada com o Pro Tools

Fig. 4 - Uma sessão sendo gravada e automaticamente sendo disponibilizada online aos outros colaboradores do projeto

Fig. 4 – Uma sessão sendo gravada e automaticamente sendo disponibilizada online aos outros colaboradores do projeto

Aquisição de licenças mais flexível

Para quem de fato resolver investir na versão mais completa, com o Pro Tools 12 isso também vai ficar mais fácil. Agora também será possível optar por um regime de assinatura mensal ou anual e ter acesso a todos os upgrades e canais de suporte. Ou seja, funciona similar a sua assinatura de internet, celular ou TV a cabo onde você contrata o uso do serviço por mês e pode cancelar a qualquer momento.

Ou seja, usuários poderão pagar de acordo com sua necessidade. Vamos pensar em alguns exemplos:

Alguém é usuário de Logic Pro e recebe uma sessão em Pro Tools para mixar. Então ao invés de comprar o Pro Tools, ele contrata a assinatura da licença do Pro Tools por apenas um mês, realiza a mix e entrega ao cliente.

Outro caso é um estúdio que vai entrar em obras por 3 meses. A licença por assinatura permite ele interromper o aluguel mensal e pagar apenas quando de fato ele está usando o Pro Tools para gerar renda.

Avid Marketplace – uma nova vitrine para suas produções

Outra parte da plataforma é o Avid Marketplace, e podemos entendê-la como um mercado virtual. E não pense que este mercado é só para a Avid vender produtos.

Nesta plataforma, a expectativa é que um artista possa oferecer suas produções e serviços aos outros usuários e empresas cadastradas. Lembre-se de que a Avid domina também boa parte do mercado de produção de vídeo e o Avid Media Composer (ferramenta de edição de vídeo) também estará conectada ao Avid Marketplace, portanto a plataforma serve também como uma vitrine para licenciar suas composições e trilhas sonoras aos produtores de vídeo de todo o mundo.

E parece que pensaram em tudo mesmo… Você sabe se você recebe corretamente os seus direitos pela execução das suas produções?

Pois para evitar este tipo de situação, entra o novo formato de arquivos PXF. Um formato que permite a inclusão de metadados contendo dados dos participantes da produção, músicos, compositores, arranjadores e os demais previstos da ficha técnica. Estes dados estarão sempre lado a lado com seu arquivo sonoro e qualquer pessoa que licencia-lo terá acesso as informações para que seus direitos legais quanto à execução sejam preservados.

Também estarão neste grande “mercadão” as empresas de plug-ins. Hoje, apesar de toda a evolução desta era digital, a burocracia envolvida para se adquirir um plug-in é tremenda e passa por diversos estágios. Acessar o site do fabricante, fazer registro, esperar confirmação por e-mail, fazer download e instalar.

No Avid Marketplace será muito mais simples não apenas comprar um plug-in, mas também aluga-lo em poucos cliques. Serão oferecidos também em regime de locação, que significa mais flexibilidade de escolha para que todos possam obter as ferramentas adequadas de forma legalizada, de acordo com seu orçamento.

Por exemplo, talvez você não tenha necessidade de comprar um plug-in de redução de ruído porque consegue fazer bons registros no seu estúdio pessoal, mas digamos que desta vez você recebeu um material para mixar e observa um ruído fora do normal numa pista de violão.

Hoje, sua alternativa pelos meios legais seria comprar um plug-in de 500 dólares para usar no violão em 10 minutos e possivelmente nunca mais.

Com o Avid Marketplace, um aluguel por um dia provavelmente resolverá da mesma forma, mas certamente vai custar muito menos.

Mesmo para quem não tem costume de comprar plug-ins, imagine como pode ser prático chegar no Avid Marketplace, fazer uma busca por “plug-ins gratuitos” (fig. 5) e imediatamente visualizar uma lista com todos os plug-ins gratuitos existentes para a plataforma num só lugar, similar ao processo de comprar um app para iOS ou Android.

Fig. 5 - Uma lista de plug-ins gratuitos num lugar só

Fig. 5 – Uma lista de plug-ins gratuitos num lugar só

Conclusão

Como dito no início, não é apenas uma nova versão… Apertem os cintos pois estamos prestes a entrar numa nova era.

Teremos em breve uma nova maneira de produzir e colaborar com pessoas em qualquer lugar do planeta e uma nova maneira de expor nosso trabalho, divulgar, licenciar ou vender e coletar nossos direitos por execução. E por fim, de forma gratuita para um grande grupo de pessoas que poderão ser muito bem atendidas com as funcionalidades do Pro Tools|First.


cris3x4 blog proclass Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona  cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass.  Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.