Parte 2
No mês anterior, vimos que o C1 é um dos compressores mais versáteis da Waves. Diferente dos plug-ins que tentam emular a sonoridade de compressores analógicos, o compromisso do C1 está em comprimir porém mantendo o timbre intacto, ou seja, quando o objetivo é justamente não deixar caracterizado que um elemento foi comprimido. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os recursos de Sidechain dentro do C1.
Utilizando Sidechain embutido no C1
Antes de qualquer coisa, é essencial entender que existem vários módulos do C1, e para utilizar os recursos de sidechain, é preciso escolher o módulo “C1 comp-sc” ou “C1 comp-gate” na lista de plug-ins.
O que é Sidechain
De uma maneira muito simplificada, podemos dividir o compressor em dois componentes básicos. Um detector, que analisa a variação na amplitude do sinal e um atenuador, responsável por reduzir o sinal a partir de um certo nível (fig. 1).
Sobre o detector, ele monitora o sinal por completo, independente do espectro sonoro. Ou seja, ele detecta graves, médios e agudos da mesma forma, e nem sempre isso é o ideal.
As vezes, em instrumentos que cobrem boa parte do espectro sonoro (violão, bateria, piano), temos interesse em estabelecer um limite e comprimir apenas quando um elemento agudo passa do limite, mas não sentimos necessidade que a mesma compressão seja aplicada quando um elemento grave passa deste mesmo limite.
É ai que entra o sidechain. Ele é responsável por filtrar o sinal, antes de chegar no detector (fig. 2). Então, se ele for ajustado para cortar a região grave (fig. 3), consequentemente o detector só poderá analisar as partes mais agudas do sinal e o atenuador só irá ser acionando quando elementos agudos ultrapassem o limite estipulado no threshold.
Porém, é muito importante ressaltar que, o sinal foi filtrado apenas para o detector e influencia a ação do atenuador, e isso não significa a saída está sendo filtrada. Ou seja, o atenuador neste caso permanece atuando sobre o sinal completo.
Configurando o sidechain
A primeira etapa será configurar o C1. O seu equalizador possui 3 modos de operação (fig. 4). “Wideband” é o modo normal de operação, onde o detector analisa todo o espectro sonoro. Clique uma vez para alterar para o modo “Sidechain”.
Em seguida, ajustes o tipo de filtro, frequência e Q da curva de equalização vermelha, de acordo com o que se deseja filtrar ou “omitir” do detector. A curva azul representa o sinal que não deve seguir para o detector. Então, no caso de uma bateria, se o objetivo é comprimir apenas quando os pratos forem tocados, faça ajuste o EQ do sidechain com um passa alta para cortar os graves como na figura 5.
Resumindo: Se um prato for tocado acima do threshold, o compressor é disparado e atua sobre todo o sinal. Já se um bumbo ultrapassar o sinal, nada acontece pois o detector não tem “acesso” as frequências mais baixas.
Um passo além – Equalização dinâmica
Como ressaltado anteriormente, mesmo se o detector identificar que “um som agudo” ultrapassou o limite, o atenuador continua atuando sobre o grave, médio agudo.
Mas imagine como poderia ser interessante e útil se pudéssemos fazer com que a atenuação fosse também filtrada. Ou seja, caso um sinal agudo ultrapasse do threshold, apenas o agudo é atenuado.
Este é o processo básico de um compressor multibanda como o C4 (fig. 6), mas também pode ser facilmente atingido no C1. Basta clicar mais uma vez nos modos de EQ até encontrar o modo “Split”.
Neste modo, o C1 também vai separar o sinal de saída em duas partes. Como antes, uma parte é chamada de “banda ativa” e é ajustada através da equalização vermelha e é apenas nesta banda de frequência que o compressor irá atuar. A outra parte, chamada de “banda passiva” é ajustada através da equalização azul, e qualquer sinal dentro dessa banda não será afetado pelo compressor.
Resumindo: Se um prato for tocado acima do threshold, o compressor atenua os agudos de acordo com a curva de equalização vermelha. Todo o resto representado pela curva azul não é afetada.
Abraços e até a próxima!
Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media Composer.