Waves Oneknob Series – Desleixo ou praticidade?

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

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A série Oneknob faz parte de um novo conceito que muitas empresas vêm adotando no que se refere a relação entre o homem e o computador. É uma coleção de 7 plug-ins com apenas um botão disponível para o usuário. São eles: Brighter, Driver, Phatter, Filter, Louder, Pressure e Wetter (fig.1).

fig. 1 - plugins

fig. 1 – plugins

Durante as últimas décadas, a busca foi sempre em tentar achar soluções cada vez mais sofisticadas, plug-ins cada vez mais complexos e softwares com cada vez mais botões, knobs e faders. Obviamente, com isso veio a necessidade do profissional investir mais em estudo. Curiosamente, os salários e cachês seguiram o caminho inverso, ou seja, estuda-se muito mais e ganha-se muito menos por isso. Isto é algo que acontece não apenas com o mercado do áudio, mas de vídeo, fotografia etc.

Simplificar com inteligência

Eis que alguém entendeu que, nossa interação tem sido baseada no “controle”. Queremos controlar mais e mais e nem sempre isso é necessário, podendo inclusive atrapalhar o processo criativo. Steve Jobs e sua equipe da Apple foram um dos que entenderam desta maneira, e partiram para o caminho inverso, onde o foco é baseado no resultado e não no controle. A filosofia é que se o resultado puder ser atingido com menos controle e opções, melhor. Então a idéia foi retirar funções e botões de tudo quanto é lado, propor uma nova maneira de interagir e criar um novo sistema operacional mais enxuto denominado iOS, presente no iPhone, iPad e iPod Touch. Apesar de sensacional, parecia algo muito longe do público profissional, porém, fotos, músicas e vídeos produzidos diretamente no iPad estão provando que sim, é possível obter resultados profissionais num sistema com menos recursos e outras empresas vem seguindo o mesmo exemplo.

Girando botão e vendo o que acontece

O mundo dá voltas… no passado, “girar botão” sem saber exatamente o que estava fazendo era pedir para ser execrado pela comunidade profissional. Era visto como falta de conhecimento, imaturidade, limitação e amadorismo do profissional em questão. E veja só, essa é justamente a proposta da série Oneknob. Apenas um botão, uma palavra e nada mais. O que a Waves quer é justamente que o usuário “gire e ouça o que acontece”.

Um botão, muitos parâmetros

Na série Oneknob quando o botão estiver no valor “0”, significa que nada será alterado com exceção do Filter, onde o valor máximo “10” é o valor neutro. Mas não imagine que ao rodar este único knob, significa que apenas um parâmetro está sendo alterado. O plug-in está sempre em “evolução”, modificando toda uma gama de parâmetros pré-definidos de acordo com a posição do knob.

Brighter – um bom exemplo

Este plug-in talvez seja o mais simples de entender e ouvir o que foi dito acima. Sua função é simplesmente trazer mais agudos, clareza, brilho para um elemento sonoro qualquer, mas isso não significa que ele funciona como o parâmetro de ganho de equalizador shelving onde uma frequência é definida e a partir dali, o usuário escolhe a quantidade em dB a ser aplicada.

No Brighter, é possível notar nos primeiros valores, existe um acréscimo na faixa de frequência média-aguda e aguda (iniciando em algo em torno de 6-8kHz) Conforme o usuário avança com os valores, além do ganho aumentar, também é possível notar um deslocamento da frequência central para valores mais altos, se afastando cada vez mais das frequências médias. Ou seja, o filtro que estava atuando de 6-8kHz para cima começa a atuar de 8-12kHz pra cima em valores mais altos. Na figura 2A, 2B e 2C, um gráfico representa visualmente como se comporta o Brighter em diferentes estágios.

fig. 2A

fig. 2A

fig. 2B

fig. 2B

fig. 2C

fig. 2C

Pressure – Compressão paralela simplificada

Em poucas palavras, compressão paralela é uma técnica onde se comprime exageradamente um sinal de uma track com ataque e release rápidos, e mistura-se este sinal com uma versão dele sem compressão em outra track. É uma ótima abordagem para trazer mais vida para um instrumento sem necessariamente perder muita definição e dinâmica. Depois de alguns dias testando para escrever este artigo, foi um dos plug-ins que entrou de vez no meu fluxo de trabalho como uma maneira absurdamente simples e rápida de trazer vida em tracks de bateria acústica, onde muitas vezes percebemos que a captação foi bem feita e com tudo muito nítido, mas por outros motivos, simplesmente soa sem graça, como se o músico não tivesse muito disposto naquele dia.

Menções honrosas

O Louder faz a função de um ultra-maximizer, ou seja, é um compressor/limiter com compensação automática de ganho e permite, de acordo com o fabricante, elevar o sinal em até 24dB RMS. É uma excelente escolha para ajustar tracks captados com pouco ganho ao invés de simplesmente levantar o fader. Outro interessante plug-in é o Phatter, que se propõe a reforçar as baixas frequências. Nos testes, ele pareceu enfatizar os graves a partir de 100Hz, porém diferente do Brighter, não foi observado um deslocamento de frequência tão evidente. O aspecto mais interessante é que além do acréscimo em decibéis na região grave, também se ouve mudança na estrutura harmônica o que indica que há também uma saturação envolvida, muito bem vinda neste caso.

Cuidados ao usar

O Driver também é um excelente plug-in, que pode gerar uma saturação sublime e interessante para uma série de instrumentos como também é capaz de gerar distorções extremas. Porém, nota-se uma perda nos agudos que as vezes inviabiliza sua utilização.

O Wetter é voltado para reverberação mas nos seus valores iniciais ouve-se na verdade curtos delays e não reverb. Não há nada de errado nisso, mas é bom saber. Outra característica que pode incomodar é o o fato do seu timbre ser mais voltado para médios e agudos, que se por um lado deixa mais nítida a sua presença, pode ser brilhante ou estridente demais em muitos casos.

Também vale ressaltar que plug-ins como o Louder, driver, pressure podem elevar demais o sinal e distorcer o próximo estágio da cadeia, como por exemplo no caso de um plug-in que esteja no insert seguinte.

Conclusão

A série Oneknob é muito útil nos faz refletir: nem sempre o profissional de áudio precisa buscar pela solução mais completa e mais complexa. O mais importante é buscar pelo melhor resultado, sempre! E se o melhor resultado for alcançado de forma simples sem deixar ninguém esperando, ponto extra!


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 Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.