Logic Pro: Brincando com tempo

Artigo publicado na Revista Música e Tecnologia

Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais Apple em Logic Pro, clique aqui


Logic Pro 9 introduziu uma excelente ferramenta de controlar tempo chamada Flex time. Ele nos permite a “quantizar” áudio como se fosse MIDI. Outra ferramenta poderosa foi incluída com a versão 9, mas está um pouco mais escondida. Ela se chama Varispeed. O nome tem origem na variação de velocidade possível nas antigas máquinas de fita magnética. Ela possibilita acelerar ou diminuir a velocidade de reprodução do projeto inteiro. O que as máquinas veneradas não podiam fazer é manter a tonalidade fixa enquanto manipulavamos a velocidade. Logic faz isso com facilidade.

Para acessar o Varispeed, temos que primeiro configurar o Transport bar. Use control-click, para acessar as configurações e habilite a opção Varispeed. Um botão com o símbolo adição/subtração aparecerá no Transport bar.

Como as configurações do Transport bar só são salvas com o projeto atual, é aconselhável clicar “Save As Default” para sempre ter o botão Varispeed disponível.

Utilizar a função Varispeed é simples: basta clicar o botão e mudar a porcentagem sob a palavra “Speed Only”. A velocidade de playback do projeto pode ser ajustada entre 100% (dobro da velocidade) e -50% (metade da velocidade) sem alterar a afinação.

O resultado é bem interessante. Ele produz pouquíssimos artefatos, mesmo quando a velocidade é reduzida. Diferente do Flex time, Varispeed afeta o projeto inteiro e não só regiões individuais. Ao fazer um bounce, a mudança de velocidade também é registrada. Desta forma, fica muito fácil experimentar andamentos diferentes num projeto de áudio ou MIDI.

Observação importante: se estiver usando uma pista com EXS24, a velocidade de playback dos samples não serão alterados.

No entanto, o diferencial do Varispeed se encontra nas opções disponíveis no menu que aparece ao clicar na palavra “Speed Only”. Na configuração padrão, qualquer instrumentista pode se tornar um virtuoso. É possível gravar um trecho com Varispeed ligado, ou seja, com o projeto sendo tocado num andamento reduzido para facilitar a gravação de trechos complexos. Após concluída a gravação, basta desligar Varispeed para ajustar a gravação à velocidade original do projeto. Os Beatles teriam adorado esta função!

Ao alterar a configuração para Varispeed (Speed and Pitch) e Detune (Semitone.Cents), um comportamento emulando o efeito tradicional de gravadores de fita é obtido.

Muito cantores como Billy Joel usam o Varispeed para alcançar notas acima do limite de sua tessitura vocal. Diminuindo a tonalidade para -2.00 st por exemplo, permitirá ao cantor ou cantora gravar trechos um tom abaixo do original. O Logic Pro automaticamente irá calcular a redução de velocidade para efetuar a redução de um tom. Ao término da gravação é sé desligar o Varispeed e o resultado é a impressão de que o trecho foi gravado sem esforço.

O ideal na música é sempre poder gravar performances perfeitas, mas quando se precisa de uma ajuda extra, o Varispeed estará lá para ajudar.


 

Leo da Silva é um instrutor certificado pela Apple em Logic Pro e ministra treinamentos oficiais de certificação Apple em todo o Brasil pelo centro de treinamentos ProClass, com sede no Rio de Janeiro.