Artigo publicado na Revista Música e Tecnologia
Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.
Gravar diversos takes de uma performance é uma das maravilhas da gravação multitrack. O Logic Pro faz com que seja muito simples e fácil gravar novos takes – basta gravar por cima do material já existe. Eu recomendo habilitar a opção “ Auto-Colorize Takes in Project Settings > Recording (fig.1). Quando usado em conjunto com a função Cycle Recording, cada take novo receberá uma cor distinta.
Uma das grandes vantagens de gravar múltiplos takes é a possibilidade não apenas de escolher o melhor, mas de selecionar as melhores partes de cada take e criar uma composição de diversos takes. Ainda é possível criar composições de materiais completamente diferentes e explorar sua criatividade sem limites. É comum este procedimento ser chamado de “compilação” ou ainda de “comping”.
Para atingir este resultado, utilizamos a função Quick Swipe Comping, mas antes precisamos preparar o material e o procedimento é o seguinte: selecione algumas regiões de áudio que serão compiladas e organize cada uma delas em tracks individuais. Veja que é possível fazer isso inclusive com loops! Basta apenas ter certeza de que as regiões são loops de áudio e não de loops de instrumentos virtuais, já que neste caso, são loops de MIDI e não poderão ser editados lado a lado. (Fig.2)
Se algumas regiões forem menores do que outras, fique a vontade para repetir notas curtas ou adicionar mais material para obter uma duração similar e não se esqueça de que é possível arrastar regiões com o botão Option pressionando para fazer cópias rapidamente.
Agora, selecione todas as regiões e acesse o menu Region > Folder > Pack Take Folder ou se preferir, utilize o atalho Command+Control+F. Uma vez que seus takes estão agrupados, para visualizá-los novamente, clique no triângulo na parte superior esquerda do Take Folder ou faça um duplo clique.
Agora sim, será possível utilizar o Quick Swipe Comping, que não é nada mais do que arrastar sobre as áreas cinzas e escolher as partes que se quer ouvir. (Fig.3). Se for necessário mover regiões para realizar ajustes, a melhor opção é desligar a função Quick Swipe Comping clicando no ícone com três regiões agrupadas na parte superior direita. (fig.4).
Use esta técnica para criar variações de um beat, loop ou até mesmo de um refrão ou para criar um take perfeito de uma cantora ou um solo que jamais seria possível ser feito num único take.
Leo da Silva é um instrutor certificado pela Apple em Logic Pro e ministra treinamentos oficiais de certificação Apple em todo o Brasil pelo centro de treinamentos ProClass, com sede no Rio de Janeiro.