10 novidades do Avid Media Composer 7

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

 Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composerclique aqui


 

Saiba mais sobre as principais novidades

O Media Composer foi atualizado neste ano para a versão 7, e suas mudanças não são tão perceptíveis a primeira vista. A interface continua muito similar, para por trás da interface, algumas significativas melhorias foram feitas. Neste artigo, vamos ver de maneira bem dinâmica um pouco mais sobre as principais novidades.

Background processing (fig. 1A e 1B)

A função de transcode e consolidate podem ser feitas em segundo plano, ou seja, o editor pode continuar trabalhando enquanto este trabalho realizado.

fig. 1A - background services

fig. 1A – background services

fig. 1B - consolidate dialog box

fig. 1B – consolidate dialog box


Dynamic Media Folders (fig. 2)

É possível fazer com que o Media Composer fique monitorando uma certa pasta de seu computador, e sempre um uma nova mídia for depositada, realizar diversas ações automáticas como criar um link via AMA, consolidar, transcodificar, fazer uma cópia para outra pasta e criar um bin com o material.

fig. 2 - dynamic media folders

fig. 2 – dynamic media folders

Relink individual (fig. 3)

Ao fazer um relink numa mídia, agora o usuário pode escolher entre fazer o relink apenas do áudio ou do vídeo. É uma maneira mais rápida e direta de resolver exatamente o que precisa.

fig. 3 - relink individual

fig. 3 – relink individual

FrameFlex (fig. 4)

Com o Frameflex, é possível realizar diretamente no source o crop de um vídeo em 2k ou superior para projetos em HD ou SD.

fig. 4 - frameflex

fig. 4 – frameflex

Color Management (fig. 5)

É possível aplicar diversos sets de cores através diretamente no source, como no FrameFlex.

Melhor ainda, você pode incluir looks customizados via CDL.

fig. 5 - color management

fig. 5 – color management

Cached Waveforms (fig. 6)

Formas de onda de áudio no Media Composer poderiam prejudicar a performance do Media Composer. Além disso, não era possível ver formas de onda durante o playback. Com o novo sistema “Cached Waveforms”, os gráficos são redesenhados automaticamente durante o playback ou zoom.

fig. 6 - cached waveforms

fig. 6 – cached waveforms

AMA – Timeline Clip Color Display (fig. 7)

Clips linkados via AMA agora podem ser identificados mais facilmente com a nova opção de colorir estes clips automaticamente na timeline.

fig. 7 - clip color

fig. 7 – clip color

Master fader no Audio Mixer (fig. 8)

Além os faders individuais, também é possível ajustar o nível geral de uma timeline com o master fader.

fig. 8 - Master Fader

fig. 8 – Master Fader

Clip Gain diretamente na timeline (fig. 9)

Como no Pro Tools, é possível ajustar o nível do áudio de cada segmento diretamente no clip. O usuário pode arrastar com o mouse ou digitar um valor específico.

fig. 9 - clip gain

fig. 9 – clip gain

Possibilidade de consolidar apenas AMA-linked media (fig. 10)

Na janela de consolidate se tornou viável escolher para que apenas vídeos linkados via AMA sejam consolidados. Novamente, pequenos detalhes que fazem muita diferença no dia-a-dia do editor.

fig. 10 - Consolidate AMA linked Media

fig. 10 – Consolidate AMA linked Media


 cris3x4 blog proclassCristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece  consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media  Composer.