Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.
Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composer, clique aqui
Saiba mais sobre as principais novidades
O Media Composer foi atualizado neste ano para a versão 7, e suas mudanças não são tão perceptíveis a primeira vista. A interface continua muito similar, para por trás da interface, algumas significativas melhorias foram feitas. Neste artigo, vamos ver de maneira bem dinâmica um pouco mais sobre as principais novidades.
Background processing (fig. 1A e 1B)
A função de transcode e consolidate podem ser feitas em segundo plano, ou seja, o editor pode continuar trabalhando enquanto este trabalho realizado.
Dynamic Media Folders (fig. 2)
É possível fazer com que o Media Composer fique monitorando uma certa pasta de seu computador, e sempre um uma nova mídia for depositada, realizar diversas ações automáticas como criar um link via AMA, consolidar, transcodificar, fazer uma cópia para outra pasta e criar um bin com o material.
Relink individual (fig. 3)
Ao fazer um relink numa mídia, agora o usuário pode escolher entre fazer o relink apenas do áudio ou do vídeo. É uma maneira mais rápida e direta de resolver exatamente o que precisa.
FrameFlex (fig. 4)
Com o Frameflex, é possível realizar diretamente no source o crop de um vídeo em 2k ou superior para projetos em HD ou SD.
Color Management (fig. 5)
É possível aplicar diversos sets de cores através diretamente no source, como no FrameFlex.
Melhor ainda, você pode incluir looks customizados via CDL.
Cached Waveforms (fig. 6)
Formas de onda de áudio no Media Composer poderiam prejudicar a performance do Media Composer. Além disso, não era possível ver formas de onda durante o playback. Com o novo sistema “Cached Waveforms”, os gráficos são redesenhados automaticamente durante o playback ou zoom.
AMA – Timeline Clip Color Display (fig. 7)
Clips linkados via AMA agora podem ser identificados mais facilmente com a nova opção de colorir estes clips automaticamente na timeline.
Master fader no Audio Mixer (fig. 8)
Além os faders individuais, também é possível ajustar o nível geral de uma timeline com o master fader.
Clip Gain diretamente na timeline (fig. 9)
Como no Pro Tools, é possível ajustar o nível do áudio de cada segmento diretamente no clip. O usuário pode arrastar com o mouse ou digitar um valor específico.
Possibilidade de consolidar apenas AMA-linked media (fig. 10)
Na janela de consolidate se tornou viável escolher para que apenas vídeos linkados via AMA sejam consolidados. Novamente, pequenos detalhes que fazem muita diferença no dia-a-dia do editor.
Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media Composer.