DaVinci Resolve – Partes Claras x Partes Escuras

 

Tutorial de DaVinci Resolve – Como clarear as áreas mais escuras 

Nesse tutorial, vamos resolver um problema recorrente: Quando é preciso captar uma área muito clara ao mesmo tempo que se tem uma área muito escura. Fazer o set up na câmera será meio complicado: um ou outro vai sair perdendo.

Através do DaVinci Resolve, da Blackmagic Design, eu consegui trazer luz para estas áreas escuras e vou mostrar como a gente faz isso.

Então a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas, é desenhar uma máscara e clarear. Olha o trabalho que seria para fazer uma máscara aqui neste caso.

Ao invés disso a vamos usar o setor chamado Qualifier. A gente vai tentar escolher apenas as áreas escuras da imagem. Uma das maneiras de você trabalhar com Qualifier seria ir direto com o conta gotas na parte clara para conseguir isolar o céu, por exemplo. Só que nesse caso específico não funciona muito bem. A gente vai fazer diferente: vamos desligar a informação de Cor ( Qualifier / Hue ), desligar a informação de Saturação ( Qualifier / Saturation ) e trabalhar apenas nos controles de Luminância (Qualifier / Luminance).

Na opção High (em Luminance) eu consigo determinar como eu quero fazer este isolamento. Então, conforme for eu for alterando (para o lado esquerdo) você vai ver que, aos poucos, só as partes mais escuras da imagem permanecem.

Como tem folhagem escura, também acabou pegando, essa área. Neste caso eu posso pegar então a Saturação (em Saturation), diminuir o High para que elementos mais saturados também saiam da minha Qualificação. Sobrou só pouco nos troncos da árvores, mas não tem problema.

A vantagem dessa Qualificação ( Qualifier ) ao invés do Power Window é que não preciso perder tempo desenhando perfeitamente, e se a imagem estiver em movimento também não haverá problema.

Então agora pra voltar a ver a imagem inteira, vou apertar o botão Highlight, e agora eu posso trabalhar com o Gamma, Lift e Gain; estes 3 controles embaixo permitem que você ajuste exatamente como você quer sua tonalidade. Reparem que os troncos também melhoraram. Eles estavam sem muita informação, principalmente o da esquerda. Agora dá pra ver um pouco mais da casca da árvore.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações em DaVinci Resolveclique aqui


cris3x4 blog proclassCristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Blackmagic Design para oferecer os cursos e certificações de DaVinci Resolve aqui no Brasil, através da ProClass Treinamentos.