Automação (ou automatização?!) no Pro Tools

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Quem nunca ficou “brigando” com uma? – Parte 1

Antes de iniciar o artigo, vale a pena esclarecer o título.

Vindo do inglês “automation”, no Brasil acabamos adotando o termo “automação”.Não que isso seja um problema (o que vale é se comunicar!), porém, é curioso saber que em português o termo “automatização” talvez fosse o mais adequado.

Em português, o termo “automação” tem um significado diferente do que o mesmo termo em inglês. Por aqui, “automação” se refere a capacidade de uma máquina/processador analisar e automaticamente se ajustar de acordo com a necessidade. Por exemplo, um ar condicionado, que analisa a temperatura e automaticamente aumenta ou diminui a potência para manter a temperatura designada no visor.

No áudio, poderíamos chamar o Waves Vocal Rider de um plug-in com sistema de “automação” de volume. Ele analisa a entrada e regula automaticamente a saída com o objetivo de deixar o nível mais uniforme.

Já a automatização é uma coisa mais simples, similar à uma programação. Por exemplo, configurar sua TV para desligar as 22h. Não envolve análise nem auto-regulagem. É simplesmente uma ação programada pelo usuário. E é assim que o Pro Tools funciona.

Mas como disse acima, o importante é se comunicar e neste artigo vamos adotar o termo “automação” por ser largamente utilizado e difundido no nosso mercado.

Vamos rever como funciona este recurso no Pro Tools e algumas sugestões de como trabalhar com este sistema.

Fazendo uma automação durante o playback

O procedimento mais simples e intuitivo para fazer automação no Pro Tools é durante o playback. Em todos os tracks, temos um botão chamado de “Automation Mode Selector” (fig. 1A e 1B), e normalmente está na posição “read”, ou seja, pronto para “ler” automação.

Para escrever uma automação, basta alterar para o modo “write”, acionar o playback e fazer os movimentos do parâmetro que desejar. Recomendo fazer este primeiro exemplo de automação num fader de volume.

Para ouvir o que foi feito, basta pressionar play de novo.

Métodos de ajuste de uma automação

É possível notar que ao finalizar a escrita de uma automação no modo “write”, o Pro Tools automaticamente muda para o modo “latch”.

Entre outros motivos, é o que permite que o usuário possa ouvir a automação logo após ela ter sido escrita sem correr o risco que a automação seja apagada.

Dificilmente, será possível fazer a automação perfeita de ponta a ponta do seu projeto, seja numa música ou sonorizando um vídeo. E ai, também entra em ação o modo Latch.

O modo Latch é a maneira do usuário ouvir sua automação durante o playback, e retomar ao modo de escrita assim a apartir de um certo ponto. Ou seja, é perfeito quando o usuário foi bem no início mas quer refazer a automação depois de certo ponto.

Para isso, basta clicar no botão a ser automatizado. É importante notar que o controle “Latch” durante o playback tinha a cor branca com a fonte vermelha, mas depois do click, ele se tornou vermelho com a fonte branca, que novas informações estão sendo gravadas (fig.2).

fig. 2 - exemplo de cortes

fig. 2 – exemplo de cortes

 

Se o Latch é o modo ideal para continuar uma automação a partir de um certo ponto, o Touch é o modo concebido para fazer pequenos retoques.

O seu funcionamento é similar ao Latch no momento do playback (lê a automação) e no momento em que o usuário clica no parâmetro a ser automatizado (escreve automação).

Eles se diferem apenas num terceiro momento, quando o usuário solta o mouse. No modo Latch, o Pro Tools continua escrevendo a automação enquanto no modo Touch, o Pro Tools volta a ler a automação.

Por conta desta diferença, o modo Touch é mais adequado para ajustes pontuais, quando o usuário não quer apagar nada que esteja antes e nem depois de certo ponto.

Automação de Plug-ins

Até este momento, apenas o controle do fader de volume foi usado como exemplo, porém, na realidade todas as explicações acima funcionam com qualquer botão do mixer. Ou seja, estamos falando de Pan, Mute, Volume e qualquer controle dos Sends.

No caso dos plug-ins, temos que acrescentar um passo, isto porque o Pro Tools tenta sempre traçar um paralelo ao correspondente no mundo analógico. Em outras palavras, não é porque um estúdio tem uma mesa “automatizável”, é que os periféricos também são.

Então para os plug-ins, vamos ter que habilitar manualmente que parâmetro do plug-in será automatizado. Para isso, vamos acessar o plug-in e clicar no botão “auto” (fig. 3). Na caixa de diálogo que se abre, temos a lista dos parâmetros do plug-in à esquerda e podemos habilitar com um simples duplo click.

Repare que agora, dependendo do plug-in, vamos ter um led vermelho na interface do plug-in que confirma que o parâmetro está pronto para ser automatizado (fig. 4).

Continuando o estudo

Neste artigo vimos o procedimento básico de escrita de automação. Apesar de simples de manusear à primeira vista, este é um dos setores que geram mais problemas e dificuldades mesmo com os engenheiros de som mais experientes e por isso, merece ser visto com mais profundidade no próximo mês. Até lá!

Abraços,


cris3x4 blog proclass Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona  cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass.  Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.