Configurando Avid Media Composer – Opções que valem a pena conhecer

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

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O Avid Media Composer é uma das ferramentas mais customizáveis que eu conheço e já tivemos um artigo que aborda o tema, incluindo como criar, importar e exportar o seu user profile.

Neste artigo, vamos ver configurações variadas que podem não ser as que vem como padrão na instalação do Avid, mas são ser úteis para o usuário ter o Media Composer mais próximo da sua maneira ideal de trabalho.

Configurações de manuseio

Abrindo o setting “timeline” (fig. 1), temos várias opções interessantes. A opção “show position bar” por exemplo, traz uma barra de indicação no final da janela, que representa a duração total da sequência (fig. 2).

fig. 1 - Timeline Settings

fig. 1 – Timeline Settings

fig. 2 - Position Bar

fig. 2 – Position Bar

Já a opção “Movement during play” vem marcada como page, que significa que a timeline fica parada enquanto o cursor de posição anda. Mas a opção “Scroll” merece sua atenção. Ela faz exatamente o inverso, permitindo que o cursor de posição fique centralizado na tela, enquanto o conteúdo da timeline se desloca, algo similar como uma fita passando por um cabeçote de um Deck.

Na segunda aba (Edit) (fig. 3), temos as configurações de auto-patching e auto-monitoring, que visam auxiliar o iniciante, mas rapidamente o usuário vai perceber que esta função acaba atrapalhando quem já tem experiência em edição. Especialmente a função Auto-Monitoring, vale a pena ficar desligada durante a produção de efeitos que usam várias pistas.

fig. 3 - Timeline Edit Settings

fig. 3 – Timeline Edit Settings

Ajudando a migrar

Logo abaixo, temos também a opção “Default Snap-to Edit”. Ela vem desabilitada por padrão, e com isso o usuário pode livremente navegar com o cursor pela timeline. Caso o usuário queira cravar com precisão o cursor num ponto de corte, basta pressionar o botão Command (mac) ou CTRL (win).

Outros programas funcionam de forma exatamente oposta, então usuários que estão migrando aos poucos para o Avid podem deixar esta função habilitada. Neste caso, o cursor anda sempre pelos cortes.

Por falar em usuários migrando, temos a função Smart Tool (fig. 4) que permite que o usuário trabalhe com todas as ferramentas de segmento habilitadas ao mesmo tempo. Ela foi introduzida no Media Composer 5, mas nem todos os editores se adaptaram.

fig. 4 - Smart Tool

fig. 4 – Smart Tool

Se você faz parte deste grupo, talvez você se interesse por habilitar a função “Only One Segment Tool Can be Enabled at a Time”. Com ela, só será possível ter uma ferramenta à disposição por vez, como nas versões mais antigas.

Configurações no Composer

O setting do Composer também tem opções que merecem ser vistas. Logo na primeira aba, temos a opção “Always Display two rows of data”, que traz novos comandos e possibilidades à janela do Composer. Por exemplo, no trabalho de multicamera, é importante ter esta opção ativa para ver a lista dos outros clips e associar edição de áudio com vídeo.

A navegação direta pelo markers (ou locators) também é algo viável e muito solicitado por quem usa a função, desde que, na aba “FF/REW” a função “Stop at Markers” seja habilitada.

Mais funções para seu monitor

O setting “Grid” traz inúmeros controle para ajustar a margem de segurança no record monitor (fig. 5).

fig. 5 - Grid Settings

fig. 5 – Grid Settings

Na primeira aba “Coordinates” temos a opção de colocar um grid 4:3 mesmo que o projeto seja 16:9. Para isso, acesse o Scale Mode e acione a opção 4:3 inside 16:9.

Já na segunda aba (display), temos uma série de opções que podem incrementar o grid. Em especial, a opção “show points” cria pontos que ajudam a garantir um ajuste preciso na hora de alinhar objetos e camadas de vídeo. Especialmente na produção de vídeo em camadas, Split Screen, Picture-in-picture é muito útil.

Mas não pare por ai, e experimente a opção “Show Thirds” e “Show Position Info”.

Acelerando a correção de cor

O Setting “Correction” é voltado para correção de cor, e na segunda aba “AutoCorrect” possui uma função especialmente útil. O usuário pode programar ações automáticas para ajuste de cor como na figura 6.

fig. 6 - Correção de Cor Automática

fig. 6 – Correção de Cor Automática

Neste caso, ao inserir o efeito “color correction” num segmento, um HSL Auto Contrast será aplicado automaticamente, e logo em seguida, um HSL Auto Balance.

Momento cafezinho com “classe”

Com a arquitetura AMA, efeitos em tempo real, Offline Consolidate/Transcode e Dynamic Media Folder, a “pausa do café” ficou cada vez menor.

Hoje em dia, um dos raros momento em que a ilha tem que ficar parada é na hora de fazer um export, pois ainda não existe um “export offline”.

O problema é que nem sempre o usuário fica sabendo com precisão quanto tempo um export vai demorar. O Media Composer faz uma estimativa, mas nem sempre confiável.

Então acessando o setting “email”, temos a possibilidade do Media Composer nos enviar um e-mail quando um render, export ou consolidate/transcode estiver completo.

É uma bobagem, mas que vale conhecer. Num mundo em que todo já está 100% do dia de olho na tela do smartphone aguardando notificações, tweets, comentários de facebook e e-mails de trabalho, esta função faz todo sentido.

Conclusão

Como dito no início, as configurações são infinitas o foco deste artigo foi de mostrar funções que estão desligadas por padrão. Recomendo um estudo aos poucos dos recursos de configurações, em especial AMA, Effect Editor, Import, Media Creation e Render.

Abraços e até a próxima!


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Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media Composer no Brasil.