Avid: trabalhando com Chroma e outros recortes

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

 Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composerclique aqui


A criação de efeitos é uma das artes mais desafiadoras, porém, mais prazerosas de se trabalhar com imagens. Normalmente recorre-se aos aplicativos de videgrafismo, mas muita coisa pode ser criada diretamente no Media Composer. Neste artigo, vamos ver alguns exemplos que podem ser produzidos no Avid.

Keying

O Chroma Key (fig. 1) talvez seja um dos processos mais populares, onde uma pessoa ou objeto é filmado diante de fundo verde ou azul para depois ser substituído por qualquer outra imagem, mas existem muitos outros mecanismos para construir composições diretamente dentro do Media Composer.

fig. 1 - chromakey

fig. 1 – chromakey

No caso do chroma, você está em busca de recortar/chavear a imagem baseado em cor, e a ferramenta recomendada neste caso é o Spectramatte localizado na categoria “key”.

Repare que existe também o RGB keyer, que se trata de um efeito antecessor ao Spectramatte e muito inferior. Ele está lá apenas para fins de compatibilidade com versões anteriores, então não se preocupe com ele.

Antes de começar o recorte é necessário definir o que será o fundo a ser substituído. Pode ser uma figura ou vídeo, que deve estar editada numa pista inferior. Ou seja, o fundo deve estar no v1 e a imagem a ser chaveada no v2 (fig. 2).

fig. 2 - ordem das pistas

fig. 2 – ordem das pistas

Feito isso, o primeiro parâmetro para ser regulado no Spectramatte é o key color, que determina que cor deve ser chaveada. Para ajustar, é necessário coletar uma amostra. Para isso, basta clicar no retângulo (fig. 3) e arrastar o mouse até a cor desejada na imagem.

fig. 3 - Key Color

fig. 3 – Key Color

Na maioria dos casos, o Spectramatte faz um bom trabalho, mas se o vídeo estiver em baixa resolução ou as condições de luz não forem adequadas para uma boa captura, podem ocorrer algumas falhas.

Refinando o canal alpha

Para corrigir possíveis falhas, é importante ter uma boa visualização do que está sendo chaveado. A opção “show alpha” nos ajuda neste sentido. Ao acionar, a imagem se torna um gráfico preto e branco onde, tudo que estiver preto, será recortado. Nosso objetivo é conseguir um preto e um branco sólido, sem pontos de falha (fig. 4 e B).

Fig. 4A - Falhas no chaveamento

Fig. 4A – Falhas no chaveamento

Fig. 4B - Falhas corrigidas

Fig. 4B – Falhas corrigidas

Os controles tolerance, key saturation e key saturation line são os principais parâmetros para corrigir as falhas.

Por último, o controle Matte processing ajuda a suavizar o recorte. Ajuste à gosto, observando o resultado sem a opção “show alpha” acionada.

Chaveando baseado em formas geométricas

O usuário também pode definir uma área a ser recortada/chaveada. Para isso, usa-se o Animatte, outro efeito da categoria “Key”. Com ele, podemos fazer recorte circular, triangular, retangular ou até à mão livre.

Não há muito segredo, bastando escolher a forma geométrica na paleta de efeito e desenhando na tela. Uma vez feito, o usuário pode suavizar o recorte com o parâmetro feathering.

Apesar de simples, é um efeito poderoso que em conjunto com a função de tracking traz possibilidades ilimitadas para o processo de composição de efeitos em camadas.

Alterando claro e escuro

A categoria “Key” ainda possui o Luma Key. Se vimos que o Spectramatte se baseia no Chroma (cor), o Luma se baseia em luz. Ou seja, é a opção a escolher quando o usuário quer recortar apenas as partes mais claras ou mais escuras da imagem.

Então como podemos ver, o Avid Media Composer já tem incorporado seus próprios recursos e merecem ser vistos com calma, pois, é sempre muito mais prático manter todo o seu projeto dentro de um mesmo aplicativo do que ficar pulando de plataforma onde é necessário perder tempo importando, exportando e renderizando material.

Abraços e até a próxima!


cris3x4 blog proclass

Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media Composer no Brasil.