Ocultando a identidade no Avid Media Composer

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

 Para saber mais sobre treinamentos e certificações em Avid Media Composer, clique aqui


Numa edição para jornalismo ou documentário é comum precisarmos esconder a identidade de um menor de idade ou uma testemunha. Existem algumas táticas para isso, e neste artigo vamos ver algumas delas.

Ocultando um rosto

Podemos ocultar um rosto com o efeito de Blur (que tira de foco) ou Mosaico. A boa notícia é que os dois se encontram na mesma categoria (Image) e funcionam exatamente da mesma forma. Se você sabe um, você sabe o outro. No nosso exemplo, usaremos o blur.

Vamos então primeiro arrastar o ícone do efeito para o segmento na timeline e entrar no modo de efeitos através do primeiro botão à esquerda da timeline (fig. 1).

Fig. 1 – Effect Mode

A partir daqui, basta selecionar uma das opções de forma (oval ou retangular) e arrastar o mouse pela imagem para criar. Não se preocupe em deixar perfeito de primeira, pois vamos aprender a ajustar em breve. Para nosso exemplo, usaremos o oval (fig. 2A).

Fig. 2 – Interface do Blur Effect

Agora que o objeto está criado, podemos usar ferramentas para ajustar um pouco melhor (fig. 2B). A primeira ajusta a posição, a segunda ajusta o ângulo e a terceira permite criar uma forma geométrica diferente como um trapézio ou hexágono por exemplo.

Adaptando movimentos

Se a pessoa que você está pretendendo esconder o rosto se mover, não espere que o Avid Media Composer acompanhe o rosto automaticamente. Você vai precisar criar keyframes, ou seja, pontos de automatização para que você movimentar o objeto de blur conforme a pessoa se movimenta.

Para isso, basta colocar o cursor de posição no novo local e reposicionar o objeto. Um novo keyframe será adicionado automaticamente (fig. 3).

fig. 3 – Keyframes

Acabamento e suavização

Por padrão, o elemento fica desfocado demais e nem sempre é o ideal. Você pode ajustar isso pelo parâmetro “Hor” e “vert” do blur, além da opacidade (fig. 2C). Já para suavizar as bordas, podemos podemos usar a categoria “feathering”.

Alterando a afinação da voz

Não sei se é o mais adequado, mas o fato é que informalmente chamamos de “voz de pato” o efeito de aumentar radicalmente a afinação de uma pessoa. Neste caso, precisamos usar um efeito de áudio.

Uma das grandes vantagens do Avid Media Composer é que ele é compatível com plug-ins de áudio no formato “Audiosuite” provenientes do Pro Tools, ferramenta padrão do mercado para produção de áudio para TV e Cinema.

Ou seja, além do Avid Media Composer já vir abastecido com os efeitos de áudio incluídos no Pro Tools, ele também permite que qualquer plug-in compatível com o Pro Tools produzidos por terceiros também sejam incorporados ao Avid.

Para inserir um efeito de áudio num segmento, basta ter o cursor de posição num clip de áudio, habilitar o track correspondente e acessar pelo menu “Tools” a ferramenta Audiosuite.

Por lá, podemos ver a lista de plug-ins disponíveis na máquina e vamos selecionar o efeito “Time Shift”. Repare que existe um efeito chamado de “Pitch Shift” que poderia também ser uma opção, mas o Time Shift além de mais prático geralmente produz um melhor resultado. (fig. 4).

fig. 4 – Time:Pitch Shift

A interface pode até parecer intimidadora, mas só precisamos mesmo usar o botão “pitch” localizado no no canto direito inferior para afinar a voz para mais agudo (12 semitons é um bom ponto de partida).

Para ouvir o resultado, pressione o botão preview. Quando estiver satisfeito, basta pressionar o botão render e por fim, Ok.

Cuidado redobrado se precisar proteger uma testemunha

Este efeito criado acima é o suficiente para descaracterizar a voz da pessoa, mas é importante saber que pode ser muito simples de “reverter” o efeito e identificar de quem é a voz.

Para produzir um resultado mais dificilmente de ser revertido, recomendo criar um segundo track duplicado e aplicar nele uma nova afinação, dessa vez mais grave.

Com as duas informações (uma voz mais aguda e uma mais grave), será bem mais complicado de alguém desfazer o efeito e identificar o dono da voz.

Até a próxima!


cris3x4 blog proclass

 Cristiano Moura é instrutor certificado oficialmente pela Avid. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados além de lecionar cursos oficiais em Avid Media Composer no Brasil.