Dobras com Waves Doubler

Artigo publicado na Revista Áudio, Música & Tecnologia. Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Para saber mais sobre treinamentos e certificações oficiais em Waves, Pro Tools ou treinamentos em mixagem, clique aqui.


Talvez um dos métodos mais populares para criar interesse num elemento de uma mixagem é a criação de dobras. Antigamente, “dobrar um track”, significava na prática, regravar tudo de novo numa pista separada.

Esta abordagem de regravar um track, até hoje é considerada uma das mais efetivas. Ajuda a dar mais “densidade” em guitarras de rock e trazer uma característica única em tracks de voz ou solos.

Porém, o que fazer quando o músico já não está mais disponível?

Bem, neste caso criamos dobras “artificiais”, duplicando tracks. O problema é que, se o usuário apenas duplicar o track, o resultado sonoro é simplesmente um acréscimo no nível de sinal, sem nenhuma característica ou vantagem.

Para se obter um resultado similar ao processo de dobras regravadas, é necessário simular as pequenas alterações que ocorrem entre uma execução. As principais diferenças são com relação a afinação, tempo e timbre. Podemos resolver isso com panorama, delay, chorus, detune e equalizador separadamente, que pode ser um processo bem lento e pouco produtivo.

A idéia do Doubler da Waves é oferecer dentro de um único plug-in, os parâmetros essenciais dos processadores acima. Ele vem em duas versões: Doubler2 possibilita criar duas dobras e o Doubler4, que permite criar 4 dobras. Vamos conhecer mais sobre ele.

Interface gráfica

Na figura 1, temos em destaque os três gráficos que facilitam e muito a manipulação de vários parâmetros.

figura 1 - Interface gráfica

figura 1 – Interface gráfica

 

Em todos eles, temos os círculos que representam o áudio original e cada uma das dobras. Com isso, é possível ajustar os parâmetros diretamente ao clicar e arrastar cada um dos círculos. O gráfico da esquerda fornece uma visão que representa o campo estéreo visto de cima, ou seja, quanto mais se arrasta um círculo para esquerda ou para a direita, significa que aquele sinal será reproduzido mais de um lado do que do outro. Deslocar os círculos para cima ou para baixo incluenciam no ganho de cada um dos sinais. Quanto mais para cima, maior será a intensidade do sinal.

No gráfico do centro, temos a possibilidade de ajustar o delay e afinação. Ao arrastar um círculo para esquerda e direita, ajustamos o delay, ou seja, a quantidade de atraso a ser adicionada no sinal. Já arrastando para cima e para baixo, ajustamos o “detune”, que é um incremento/decremento sútil na afinação.

No gráfico da esquerda, temos um equalizador munido de dois filtros shelving que atua sobre todo o sinal.

O Doubler possui ainda outros parâmetros mais específicos que só podem ser acessados pela parte inferior (fig. 2). Repare que muitos deles são relacionados aos gráficos vistos acima como: gain, pan, delay e detune.

figura 2 - Parâmetros

figura 2 – Parâmetros

Então ainda temos: o “fdbk”, em que é possível ajustar a quantidade de repetições de cada delay. “Oct” faz com que o delay soe uma oitava mais baixo do que o original. “Depth” e “Rate” são parâmetros que podem introduzir modulação, onde “Depth” regula a intensidade da modulação e “Rate” regula a velocidade.

Finalizando, na parte inferior, não se pode deixar de mencionar o simples mas excelente recurso de ligar/desligar cada uma das dobras e o áudio original (fig. 3). Isso permite que o usuário se concentre em cada um dos componentes, isolando-os e configurando cada um dos parâmetros.

figura 3 - liga e desliga de dobras

figura 3 – liga e desliga de dobras

Conclusão

Como dito no início do artigo, a criação artificial de dobras nem sempre é a melhor solução, mas é comum não termos os músicos disponíveis, e por isso, dominar estes recursos é essencial, e uma ferramenta como o Doubler pode facilitar bastante o processo.

Abraços e até a próxima!


cris3x4 blog proclass

 Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona cursos oficiais em Pro Tools, Waves, Sibelius e os treinamentos em mixagem na ProClass. Por meio da ProClass, oferece consultoria, treinamentos customizados em todo o Brasil.