Conheça a Família Avid – Edição de vídeo

Artigo publicado na Revista Luz e Cena

Para conhecer mais sobre a revista, clique aqui.

Neste artigo, vamos entendermos a nomenclatura de cada produto. É muito comum dizer que algo está sendo editado em “Avid”, quando na realidade, Avid é apenas o nome da empresa. Dentro da empresa existem vários softwares que possuem a mesma arquitetura mas tem preços e funcionalidades diferentes.

Media Composer: sem dúvida é o software mais conhecido e difundido da empresa. Podemos dizer que é o concorrente direto do Final Cut Pro da Apple e do Premiere, da Adobe.

Produções de pequeno, médio e grande porte podem ser editados nesta versão e fornece todos os fundamentos da edição para a plataforma Avid, o que em outras palavras, significa que o usuário de Media Composer tem total condições de trabalhar nos outros softwares da empresa sem muitas dificuldades. A versão 6 é a mais recente, e entre as principais inovações estão: remodelagem na sua interface, possibilidade de organizar bins em tabs, capacidade de trabalhar com 3D, processamento em 64-bit, abertura e compatibilidade com interfaces de outras empresas, suporte ao Codec ProRes (formato desenvolvido pela Apple e usado no Final Cut Pro) e possibilidade de mixagem Surround 5.1 e 7.1.

NewsCutter: neste software foi desenvolvido com público alvo bem determinado. Editores e empresas voltadas ao jornalismo e notícias. Ele tem toda a arquitetura e metodologia do Media Composer com relação a edição como por exemplo o sistema AMA, que possibilita importar material vindo de formatos como Quicktime, XDCAM, Panasonic P2, Canon XF, GFCAM, RED, MXF entre outros possam ser editados imediatamente, sem necessidade de copiar ou transcodificar a mídia. Porém, possui menos recursos no que se refere a efeitos e edição 3D. Por outro lado, possui recursos e métodos de trabalho únicos como a possibilidade de extrair áudio original e gravar VoiceOver mantendo o ruído ambiente com extrema facilidade. Também é possivel gravar até 4 tracks de áudio diretamente para o timeline, sem a necessidade de capturar para um bin antes. Seu compromisso é fornecer de métodos de trabalho simples e rápidos, pois este mercado necessita muito mais de agilidade para levar a notícia ao ar do que qualquer outra coisa. Uma outra característica particular é o fato de ser apenas compatível com sistemas Windows.

 

Symphony: muito similar ao Media Composer, sendo uma versão superior onde a principal diferença está na sua ferramenta de correção de cor, mais sofisticada do que a encontrada no Media Composer. Além disso, vem equipado com a coleção de efeitos Boris Continumm Complete (BCC).

 

Esta na versão 6, que marcou por ser a primeira a trabalhar com processamento em 64-bit, o que em poucas palavras, significa que pode aproveitar melhor os recursos dos computadores atuais. Uma finalização de um trabalho editado em qualquer outro dos softwares acima podem ser feitos no Symphony com integração total.

 Avid DS: este software é voltado para finalização de projetos que possui uma gama muito maior de efeitos e possibilita criar composições, camadas e texturas únicas. Diferente dos acima, não é baseado no Media Composer, e talvez nem deveria ser listado aqui, mas no mês passado foi lançado o Avid DS 11, em que o usuário “recebe” uma licença de Media Composer como parte do pacote e com isso, pode ser interessante para muitos leitores interessados em investir neste segmento. Há 3 anos atrás, um sistema de finalização em alta resolução comparável ao Avid DS custaria por volta de U$75.000. Preço: $10.000 dólares nos EUA.

Conclusão

Como visto acima, poucas são as diferenças que separam estes softwares. As ferramentas de edição e metodologias de trabalho são idênticas. O Media Composer é a base dos três softwares sendo que o Symphony oferece extras de correção de cor secundária. Os preços são determinantes para compra sem dúvida, mas como foi visto aqui, alguns recursos podem fazer falta dependendo do tipo de aplicação e projeto.


 

 Cristiano Moura é um instrutor certificado pela Avid em Media Composer e ministra treinamentos oficiais de certificação Avid em todo o Brasil pelo centro de treinamentos ProClass, com sede no Rio de Janeiro.

 

2 comments

Muito bom. Ajudou.

Parabens pelo artigo, me ajudou muito. vou continuar sem
acompanhando as novidades deste site.. top

Deixe um comentário